UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Paranavaí: Em ‘Outubro Rosa’, Enfermagem atende mulheres da Morena Rosa

Publicado em: 25/10/2011 às 11:23

Estudantes orientaram e coletaram material para exame papanicolau; campanha segue no sábado

Cerca de sessenta mulheres já foram atendidas na ação
Cerca de sessenta mulheres já foram atendidas na ação
Cerca de sessenta mulheres já foram atendidas na ação
Cerca de sessenta mulheres já foram atendidas na ação
Cerca de sessenta mulheres já foram atendidas na ação

A turma do 4º ano do curso de Enfermagem da Universidade Paranaense – Unipar, Câmpus Paranavaí, também colaborou com as atividades do ‘Outubro Rosa’, movimento mundial que visa chamar a atenção da população para a realidade do câncer de mama e do diagnóstico precoce.

Via projeto de extensão Centro de Saúde Escola, sob orientação e supervisão da responsável técnica, enfermeira Andressa Rocha, os graduandos realizaram atividades em saúde com as mulheres da empresa de confecção Morena Rosa.

“O nosso objetivo principal foi cuidar da saúde desse grupo de mulheres que trabalham numa jornada de oito a dez horas/dia, dificultando o acesso à Unidade Básica de Saúde para cuidados simples, necessários e importantes na prevenção de doenças e promoção da saúde”, destaca a coordenadora do curso, professora Simone Cristina Baggio.

Para realização da atividade, os estudantes contaram com um ônibus disponibilizado pela empresa, cujo interior é organizado em consultórios odontológico e médicos e, dentre estes, há um voltado para a coleta do exame de prevenção do câncer de colo uterino. Eles atenderam cerca de 60 mulheres, com orientação sobre a saúde da mulher e realizaram a coleta para o exame papanicolau.

“Com esse foco de cuidado em saúde visando à prevenção de doenças é que a turma sistematizou o cuidado, portanto, a atividade abrangeu não apenas a simples coleta de material para o exame, mas, também, foi realizado o exame físico completo dessas mulheres, demonstrando e realizando o autoexame das mamas, enfatizando a relevância dessa simples técnica de avaliação mensal das mamas realizada pela própria mulher como o meio principal para diagnóstico precoce das alterações mamárias e consequentemente intervenção e tratamento rápidos, contribuindo com a preservação da saúde da mulher”, argumenta a professora.

Segundo ela, foi justamente por se tratar de uma doença grave e de início silencioso que o curso planejou e executou esta atividade comunitária, visando à saúde da mulher, “as quais diante da rotina distribuída nas tarefas de trabalho fora de casa, afazeres domésticos, cuidados à própria família acabam deixando para segundo plano o cuidado à sua saúde”.

As atividades ainda se estendem até o próximo sábado, quando o Centro de Saúde Escola realiza campanha de prevenção do câncer de mama e colo uterino, no período das 08h às 17h. O dia começa com café da manhã patrocinado pelo Hipermercado Muffato, ofertado às mulheres que buscarem o atendimento.

Redes sociais>