UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Umuarama: Direito vivencia experiência jurídica na Argentina

Publicado em: 24/10/2011 às 16:00

Graduandos e ex-alunos de mestrado participaram de palestras em La Plata

Turma posa para foto em frente ao Palácio da Justiça em La Plata...
...e durante visita ao salão de julgamento da Suprema Corte
Ex-alunos do mestrado durante apresentação de seus trabalhos

Estudantes da graduação de Direito e ex-alunos do mestrado em Direito Processual e Cidadania da Universidade Paranaense – Unipar, Câmpus Umuarama, participaram, na Argentina, de um importante evento realizado pela Universidade de La Plata. A atividade foi possível graças a um convênio firmado entre as Universidades, para intercâmbio de informações científicas.

A equipe da Unipar viajou acompanhada do coordenador do mestrado e presidente da OAB/Umuarama (Ordem dos Advogados do Brasil), professor Celso Iocohama. O intuito foi propiciar uma experiência jurídica somada à cultural. “Muitos não conheciam a Argentina e as experiências que puderam vivenciar lá tornaram a viagem grandiosa”, destaca Iocohama.

No evento ‘Primeira Jornada sobre Derecho Procesal Civil UJLP (Argentina)-Unipar (Brasil): Perspectivas Actuales Del Derecho Procesal Civil em Argetina y Brasil’, a turma da Unipar teve ativa participação. Enquanto os graduandos participaram como ouvintes e agregaram novos conhecimentos à sua formação, os ex-alunos do mestrado, Adriane Haas, Eduardo Hofmann, Ademir Klein e Mário Augusto Drago, apresentaram suas dissertações.

O professor Celso Iocohama também falou: ele explanou discussões formuladas pelos palestrantes argentinos, professores Roberto Berizonce e Eduardo Oteiza, no que tange às perspectivas do processo civil no Brasil e na Argetina. “Nosso objetivo foi promover a troca de experiências entre Unipar e Universidade de La Plata, devido ao convênio firmado entre nós”, pontua Celso Iocohama.

Além do evento, a turma da Unipar visitou o Palácio de Justiça de La Plata, onde receberam explicações sobre o funcionamento da Suprema Corte de Buenos Aires e seus setores, em especial, o salão de julgamentos e a biblioteca. Passeios culturais em Buenos Aires também entraram no roteiro da viagem.

“A realização do evento teve a fundamental contribuição do professor argentino Amós Arturo Grajales, que coordenou todos os trabalhos realizados na Argentina”, destaca Iocohama, avisando que está mantendo contato para realização de novas atividades no vizinho país.

O Convênio

Firmado há dois anos, o convênio entre a Universidade Paranaense e a Universidade de La Plata tem por meta a colaboração científica. O coordenador do mestrado, professor Celso Iocohama, explica que o convênio foi ‘provocado’ no contato que fez com o professor argentino Amós Arturo Grajales, que manteve novos contatos com os responsáveis pelas relações internacionais da Universidade de La Plata, culminando na sua realização em 2009.

Estimular a realização de investigações conjuntas e o intercâmbio de informação científico-técnicas é o principal objetivo. Viabilizar intercâmbio de especialistas por períodos curtos, médios ou longos para realizar investigações científicas conjuntas, a elaboração e realização conjunta de temas de investigação de interesse para investigadores científicos e professores de ambas as Universidades e o intercâmbio de informação acadêmica, científica e técnica e planos de trabalho assim como outros materiais de interesse para ambas as partes, também pautam a parceria.

“Para o mestrado em Direito, o convênio atende à perspectiva de buscar experiências e expandir seus estudos no contexto do Mercosul, o que faz parte de um de seus objetivos. Mas o convênio abrange a Universidade como um todo”, explica Celso Iocohama, lembrando que o professor Grajales já participou de bancas de dissertação do mestrado da Unipar.

Redes sociais>