UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Paranavaí: Sistemas de Informação cria estratégia para reforçar preparação do estudante

Publicado em: 24/10/2011 às 14:24

Projeto revisa conteúdo da matriz curricular do curso, preparando para concursos e a prova do PosComp

Aulas já foram iniciadas, com grande participação dos estudantes
Aulas já foram iniciadas, com grande participação dos estudantes
Aulas já foram iniciadas, com grande participação dos estudantes
Aulas já foram iniciadas, com grande participação dos estudantes

Com o intuito de oportunizar aos formandos o reforço das habilidades e competências exigidas pelo Inep e SBC (Sociedade Brasileira da Computação), ratificadas pelo mercado de trabalho, o curso de Sistemas de Informação da Universidade Paranaense – Unipar, Câmpus Paranavaí, promove o ‘Programa de Capacitação Profissional’.

Voltado aos formandos, o Programa tem por objetivo revigorar os conteúdos programáticos da matriz curricular dos cursos de computação. Com carga-horária de 100 horas, terá a duração de seis semanas, durante o período letivo do 4º bimestre. “A coordenação do curso, os membros do colegiado acadêmico e os demais professores reuniram-se em várias reuniões pedagógicas para discutir ações para oportunizar aos formandos conhecimentos adicionais e revisões para provas de concurso, PosComp( Exame Nacional para Ingresso na Pós-Graduação em Computação) e Enade”, explica a coordenadora, professora Claudete Werner. “O projeto foi resultado destas reuniões”, emenda.

Uma das principais vantagens, segundo a docente, é o fato de o programa preparar os participantes para concursos, para a prova do PosComp, obrigatória àqueles que pretendem cursar o mestrado e para o Enade. “O curso abordará os conteúdos selecionados pelo PosComp e pela maioria dos concursos da área de informática”. As aulas já tiveram inicio em setembro, com grande participação dos estudantes.

Os temas são ministrados pelos próprios professores do curso que se dispuseram a participar do processo, abordando conteúdos de sua área de atuação e interesse. Para garantir o máximo de aproveitamento, há um controle assíduo com avaliação de frequência e avaliações diárias ao término dos encontros. Os participantes também não podem usar notebook, para garantir total concentração no conteúdo ministrado. O programa ainda prevê a realização de vários simulados, com questões baseadas nas provas do PosComp, Enade e concursos dos anos anteriores.

“Assim, acreditamos que as estratégias do Programa atenderão aos anseios dos graduandos preocupados com a inserção no mercado de trabalho, promovendo encontros que reavivarão ou reforçarão questões valiosas para formação de bacharéis em Sistemas de Informação”, pontua Claudete Werner, que ainda comemora o fato dos participantes respeitarem todas as regras. “No inicio, realizamos várias palestras de motivação, os encantamos para a capacitação e, somente depois disso, as aulas começaram. Conseguimos um grande índice de participação dos formandos. Sem sombra de dúvidas, esta é uma ótima ação dos professores para os alunos, considerando que os concursos da área da estão superaquecidos no mercado”, ratifica.

Redes sociais>