UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Professoras participam do Congresso Brasileiro de Psicoterapia Existencial

Publicado em: 21/10/2011 às 10:19

Marivania Bocca e Sylvia de Freitas representaram os Câmpus de Cascavel e Umuarama

Em Campinas, as professoras Marivania e Sylvia
Professora Marivania Bocca durante conferência

O Centro de Psicoterapia Existencial de São Paulo realizou na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) o 10º Congresso Brasileiro de Psicoterapia Existencial, evento prestigiado por psicólogos, filósofos, universitários, docentes e pesquisadores de diversos Estados. Os participantes compartilharam diferentes conhecimentos da Psicologia Fenomenológico-Existencial.

As professoras dos cursos de Psicologia da Universidade Paranaense - Unipar, Marivania Cristina Bocca, Câmpus Cascavel, e Sylvia Mara Pires de Freitas, Câmpus Umuarama, foram convidadas para proferir conferências, oportunizando interlocuções dos saberes e fazeres desta abordagem.

A professora Marivania apresentou trabalho intitulado ‘Pesquisa Fenomenológica Existencial – O papel do professor-orientador’, em conferência presidida pela professora Sylvia. “Trata-se de um recorte da minha experiência como professora, orientadora e pesquisadora no Programa de Iniciação Científica da Universidade e da minha atuação como orientadora de Trabalhos de Conclusão de Curso, base para a exposição da visão didática do professor/orientador/pesquisador e sua relação com o aluno-orientando durante o processo de pesquisa na perspectiva teórico-metodológica, sustentado na Psicologia Existencialista de Jean Paul Sartre”, explica.

A docente presidiu a conferência intitulada ‘Espaço da palavra: Intervenção com coordenadores de cursos superiores sob a ótica da Psicologia Existencialista’, da professora Sylvia. Uma das atividades vinculada ao Estágio Supervisionado Curricular Obrigatório Específico II, da turma do 5º ano de Umuarama.

Sylvia relata que recebeu elogios sobre o trabalho realizado e por ser uma atividade pioneira dentro de uma instituição de ensino superior, segundo comentários de docentes. “Fiquei muito feliz e envaidecida por ser idealizadora desta atividade que, junto com outras desenvolvidas pelos grupos de estagiários, ajuda a construir o projeto do GAP (Grupo de Apoio Psicológico) da Unipar. Em parceria com o Pró-Magíster (Programa de Aperfeiçoamento do Magistério Superior) e o Piae (Programa Institucional de Atenção ao Estudante), essas atividades oportunizam a Unipar sair à frente com iniciativas que propiciam a interatividade entre coordenadores de cursos, docentes, discentes e gestores da Instituição”.

A docente informa que o objetivo é possibilitar a construção de uma rede de apoio institucional fundamentada em ações profissionais, maduras, responsáveis, construídas através de laços afetivos, que contribuam com a construção contínua da qualidade de vida acadêmica, que é o objetivo geral do GAP.

Para participar do evento, a professora Marivania recebeu apoio financeiro do PICD (Programa Institucional de Capacitação Docente) da Unipar.

Redes sociais>