Você está aqui: Notícias > Umuarama: Ex-ministra palestra na Conferência Regional de Assistência Social
Umuarama: Ex-ministra palestra na Conferência Regional de Assistência Social
Publicado em: 20/10/2011 às 15:03
Marcia Helena de Carvalho debateu sobre a consolidação e valorização dos trabalhos da assistência social
Assistentes sociais, gestores de política social, professores e estudantes do curso de Serviço Social participaram da 9ª Conferência Regional de Assistência Social, realizada no Câmpus Tiradentes da Universidade Paranaense – Unipar. Para palestrar no encontro foi convidada a ex-ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Márcia Helena de Carvalho (27/09).
O evento foi promovido pela Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social e contou com a participação de representantes dos 23 munícipios da jurisdição do escritório regional de Umuarama.
A ex-ministra falou sobre a consolidação do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) e da valorização dos trabalhadores na região. “O Paraná precisa dar mais atenção às necessidades sociais dos munícipios desta região. E estamos aqui hoje para mostrar que temos o dever de lutar por uma vida melhor para os trabalhadores de baixa renda e em situação de risco”, declarou.
Durante os debates, os participantes também discutiram as políticas públicas de garantia dos direitos humanos. A coordenadora do curso, professora Elmides Maria Araldi, foi representada pela colega Mileni Secon, que enalteceu a importância da Conferência: “Nós professores, estudantes e ex-alunos estamos engajados nesta luta pela consolidação dos direitos sociais das pessoas que estão em situação de risco e de extrema pobreza. É um trabalho em conjunto, que requer a dedicação e contribuição de todos os envolvidos”.
Além de discutir com profissionais assuntos pertinentes à assistência social, para a estudante Leoniria de Andrade Itikawa, a Conferência trouxe também a oportunidade de expandir os conhecimentos: “Foram bons momentos, que nos favoreceram a aplicar na prática as teorias aprendidas em sala de aula”, destacou.