Você está aqui: Notícias > Cascavel: Projeto de revisão para o Enem contempla alunos da rede pública
Cascavel: Projeto de revisão para o Enem contempla alunos da rede pública
Publicado em: 19/10/2011 às 17:05
Desenvolvido por formandos de Matemática, objetiva auxiliar a interpretar e resolver questões
Desde 2006, o curso de Matemática da Universidade Paranaense – Unipar tem alcançado bons resultados com o projeto de extensão ‘Revisão de Matemática para o Enem’. Objetivo é auxiliar os estudantes da rede pública de ensino para o entendimento da disciplina e resolução de questões da área de exatas.
A coordenadora do curso, professora Marivane de Souza Martin, frisa que um dos papéis da Universidade é participar de programas de integração com a comunidade. A docente ressalta que, a partir do desenvolvimento das atividades do projeto, o acadêmico tem a oportunidade de praticar a docência relacionada ao ensino médio e aprimorar seus conhecimentos. Também é responsável pelo projeto o orientador de estágio, professor Carlos Teles de Miranda.
O acadêmico Robson da Silva já ministrou aula e afirma que a iniciativa proporciona o envolvimento dos formandos com os conteúdos ministrados e com o público para o qual o projeto foi elaborado. “Este público é na maioria oriundo de escolas públicas e traz o perfil do local onde estão concluindo o ensino médio, colégios que poderão ser nosso ambiente de trabalho no futuro”, conta, dizendo que ao preparar questões para resolver com os alunos, é preciso retomar e revisar vários conteúdos. “Esse estudo faz com que nosso arcabouço de conhecimento fique bastante ‘afiado’ para exercermos a função de professor”.
O graduando ressalta ainda que para compreender a matemática, em primeiro lugar é preciso gostar de estudar, já que as disciplinas exigem uma grande capacidade de abstração. “Por ser um curso de licenciatura, proporciona aos acadêmicos uma visão holística de todas as profissões. Estudamos uma Matemática que pode ser aplicada nos vários campos do conhecimento, que está presente em todos os lugares, o tempo todo”.
Para o aluno João Paulo Dalferth, do Colégio José Ângelo Baggio Orso, as aulas estão sendo bastante produtivas. Ele diz que está atingindo o objetivo de aprender coisas novas e tirar dúvidas: “A equipe explica muito bem e torna o conteúdo mais legal, facilitando a interpretação da disciplina e a resolução de problemas e gráficos. Acredito que o que aprendi será aplicado de forma proveitosa na prova do Enem”.