Umuarama: Perspectivas da profissão é tema na 11ª Jornada de Enfermagem
Publicado em: 19/10/2011 às 11:05
Além de palestras, seminário de pesquisa, oficinas e mesas-redondas integraram as atividades
Palestras, oficinas, mesas-redondas e exposição de trabalhos pautaram a 11ª Jornada e o 2º Seminário de Pesquisa do curso de Enfermagem da Universidade Paranaense – Unipar, Câmpus Umuarama. O encontro reuniu estudantes, professores e profissionais da área em quatro dias de interação e muita troca de conhecimentos (entre 27 e 30/09).
A coordenadora do curso, professora Maristela Azevedo abriu o encontro ressaltando a importância da Jornada para a formação acadêmica dos estudantes. O diretor do Câmpus-Sede, professor Nilvio Ourives dos Santos, a diretora do Instituto de Ciências Biológicas, Médicas e da Saúde, professora Irineia Bareta, o secretário municipal de saúde, José Gonçalves, e o diretor da 12ª Regional de Saúde, Arecídio Cassiano, também prestigiaram a abertura.
Em seguida, o presidente do Conselho Regional de Enfermagem, Montgomery Benites, foi o convidado para discutir a situação atual do enfermeiro no Paraná e as perspectivas da profissão. Depois da palestra, os participantes puderam apreciar exposição, em forma de painéis, dos trabalhos realizados por estudantes do curso. Após serem avaliados por um grupo de profissionais, os três temas com os melhores conceitos receberam menção honrosa.
As atividades continuaram com o infectologista da Secretaria Municipal de Saúde, médico Ricardo Perci, ministrando a palestra ‘Hepatites Virais’. Para falar sobre ‘Sistema de Monitoramento Hospitalar’ foi convidada a representante da Secretaria Estadual de Saúde, enfermeira Monique Navarro Rosa. Outro assunto pertinente que entrou em pauta foi ‘Atuação do Enfermeiro na Auditoria’, com a professora Ozana de Campos , da Universidade Tuiuti do Paraná.
Em mesas-redondas, foram discutidos os temas ‘Programa Regional de Controle de DST/HIV/AIDS e Hepatites Virais’, com a enfermeira da 12ª Regional de Saúde, Vera Lúcia Caccia, e ‘Programa Municipal de Prevenção de DST/HIV/AIDS’, com a enfermeira Fabiane Xavier, da SMS.
Para enriquecer o conhecimento dos estudantes, a coordenação promoveu também as oficinas: Elaboração de Projeto de Pesquisa, Processo de Esterilização, Coleta de Exame Citopatológico do Colo Uterino, Obstetrícia, Socorros e Urgência e Puericultura.
Durante a Jornada, os estudantes também assistiram a uma retrospectiva dos 12 anos da graduação, com a professora Nanci de Paula e a enfermeira Daiane Cortêz, responsável técnica do Pronto Atendimento Escola.