Você está aqui: Notícias > Unipar participa do 1º Simpósio de Plasticidade Neural Entérica
Unipar participa do 1º Simpósio de Plasticidade Neural Entérica
Publicado em: 14/10/2011 às 08:00
Para discutir o tema, evento reuniu pesquisadores do Brasil, América do Norte e Oceania
Estudantes e professores da Universidade Paranaense – Unipar, Câmpus Umuarama, Guaíra e Cascavel, participaram em Maringá/PR do 1º Simpósio de Plasticidade Neural Entérica, promovido pelo programa de pós-graduação em Ciências Farmacêuticas e o Museu Dinâmico Interdisciplinar da UEM (Universidade Estadual de Maringá) (entre 19 a 21/9).
O evento que teve por objetivo promover discussões acerca da plasticidade neural entérica, fortalecendo colaborações que existem entre os membros do Programa organizador e dos palestrantes convidados, além de incentivar novas e importantes parcerias entre pesquisadores do Brasil e do exterior, foi realizado na Sociedade Médica de Maringá e reuniu pesquisadores do Brasil, da América do Norte e da Oceania.
Os professores Marcelo Biondaro Góis, Eliane Muniz e Larissa Renata foram ao evento acompanhados dos estudantes de Farmácia Cleverton Teixeira da Silva e Maísa Zago, bolsistas do Pibic (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica); Andressa Fuentes, Arethusa Lobo e Juliana Treviso, bolsistas do Pebic (Programa Externo de Bolsas de Iniciação Científica); e Alessandra Paltanin, William Pontes, Ederson Camilo e Sama Beatriz Krhun, do PIC (Programa de Iniciação Cientifica). Os colegas Willian Zaranelo e Fabrício Morelli também participaram.
O grupo participou das atividades propostas e expuseram trabalhos científicos, em formato de banners, referentes aos projetos de pesquisa desenvolvidos na Unipar. “A participação em eventos como este é importante, pois, temos a oportunidade de debater questões atuais que norteiam os rumos de nossos achados, e em especial por estar em contato com pesquisadores pioneiros em neurônios entéricos, como o professor John Furness, que é a principal referência em nossos trabalhos”, destaca Marcelo Góis.
“Outro aspecto importante é a divulgação dos resultados obtidos pelo grupo de pesquisa e o estreitamento das relações com outros grupos”, ratificam os professores.
Para o estudante Ederson Camilo, “o simpósio representou uma excelente oportunidade de contato com importantes cientistas, proporcionando maiores conhecimentos sobre o sistema nervoso entérico e discussões de aperfeiçoamento e atualização em torno do tema”.
Palestrantes
No evento, profissionais gabaritados e de grande experiência compartilharam seus conhecimentos com os participantes. Entre eles, os PhDs John Furness, professor de Anatomia e Biologia Celular e líder do laboratório de Neurociência Autonômica da Universidade de Melbourne/Austrália, David Linden, professor de Fisiologia da Universidade de Minessota/Estados Unidos, e Jean Pierre Timmermans, docente de Biologia Celular e Histologia da Universidade de Antwerp/Bélgica.