Você está aqui: Notícias > Umuarama: Comunicação comemora sucesso do 12º Encomun
Umuarama: Comunicação comemora sucesso do 12º Encomun
Publicado em: 10/10/2011 às 16:21
Focando ‘Comunicação na Nova Era’, evento foi destaque entre edições anteriores
A turma do curso de Comunicação Social/Publicidade e Propaganda da Universidade Paranaense – Unipar, Câmpus Umuarama, comemora o sucesso do 12º Encomun (Encontro de Comunicação Social da Unipar). Com foco em ‘Comunicação na Nova Era’, professores e estudantes classificam o evento como um dos mais interessantes dentre as edições dos últimos anos.
Além do corpo docente e dos graduandos, ex-alunos e profissionais da área também se reuniram para uma semana de renovação de conhecimento e aprendizagem. Cerca de 80 participaram. No palco, profissionais gabaritados compartilharam suas experiências.
“Esta edição do Encomun foi uma das mais interessantes destes anos em que estive à frente da coordenação. Todas as temáticas abordadas foram relevantes, pois discutiram ideias e estratégias atuais da comunicação publicitária”, destaca o coordenador do curso, professor Rodrigo Oliva, que supervisionou os trabalhos com a equipe da Agência Experimental de Propaganda e estudantes.
O profissional de atendimento e gerente geral da agência Loducca, de Curitiba, e vice-presidente do GPA (Grupo de Planejamento e Atendimento do Paraná), Fábio Odia Meneghati, abriu a semana abordando ‘O Papel do Profissional de Atendimento nas Agências’. O profissional de Marketing e responsável pelo departamento de mídias digitais da agência Pubblicité, Fabiano Santos de Oliveira, falou na sequência sobre ‘Estratégias de Marketing Digital’.
Na quarta-feira (28), o diretor de criação da Jump de Maringá, Alexandre Nami, e o profissional de marcas e patentes, Calisto Vendrame Sobrinho, falaram sobre ‘Comunicação na Nova Era: O Branding Formador de Opinião’ e ‘Propriedade Intelectual e Industrial: Noções Gerais e Reflexos do Dia a Dia’, respectivamente.
Destaque à parte, foi a palestra ministrada no terceiro dia pela professora e pesquisadora da UEM (Universidade Estadual de Maringá) e ex-diretora da pasta de pesquisa e pós-graduação da Unipar, Débora Sant’Ana. Com o tema ‘Neurociência e Comunicação Social: As Bases do Neuromarketing’, a professora deu um verdadeiro show de conhecimento e impressionou os participantes, estimulando a ânsia pela pesquisa. A jornalista Cláudia Bonatti, da Cooperativa Sicredi, fechou a noite com o tema ‘Assessoria de Comunicação como Estratégia para Empresas’.
Eduardo Vinicius Tavares, da Agência Máster, e Michelle Furuta, da MC4, encerraram o evento com as palestras ‘Do Briefing à Premiação: Passo a Passo e Tendência do Departamento de Criação’ e ‘Técnicas de Brand Experience nos Segmentos Publicitários’, respectivamente.
Para Rodrigo Oliva, os objetivos do evento foram alcançados. “Acredito que o debate permitiu aos nossos estudantes perceberem, no trabalho e expressões dos profissionais e pesquisadores, inspirações e conhecimentos sobre a profissão”.
Quem participou, confirma. “O Encomun deste ano foi um 'espelho' do mercado publicitário atual. Gostei bastante das palestras que envolviam exemplos reais de campanha, tanto os que deram certo e aqueles que também não foram aprovados pelos clientes... “Vale citar a palestra da professora Débora, que foi simplesmente incrível, tanto na desenvoltura, quanto pelo assunto, que surpreendeu os participantes do evento pela quantidade de informação repassada”, ressalta Walter Quevedo, do 2º ano.