UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Cascavel: Enfermagem realiza projeto de atendimento em domicílios

Publicado em: 07/10/2011 às 16:11

Estágio contempla pacientes acamados da Unidade Básica de Saúde do bairro Aclimação

Professora Andréa, com acadêmicas do projeto
Professora Andréa acompanha atendimento a domicílio
Estagiária atende paciente em casa

Sabendo que pacientes acamados e familiares necessitam de assistência nos aspectos físico, psíquico e espiritual, o curso de Enfermagem de Cascavel criou o projeto de extensão ‘Assistência de Enfermagem no domicílio aos portadores de necessidades especiais em unidades básicas de saúde’. O foco é atender pacientes da UBS do bairro Aclimação.

“Pensamos em um projeto para os acadêmicos conhecerem essas demandas, estruturando o trabalho que, além da atualização de conhecimentos, promova o autocuidado e melhoria da qualidade de vida dos usuários”, justifica a coordenadora do curso, professora Andréa Monastier.

Os objetivos da parceria englobam orientação aos pacientes e seus familiares; visitas domiciliares para levantamento de necessidades e diagnóstico de enfermagem; educação em saúde; e troca de experiências entre os pacientes.

Na saúde comunitária, a equipe leva em consideração a importância da visita e da assistência em enfermagem e tem conhecimento do grande número de pacientes acometidos por sequelas de diferentes patologias e, atuando nos lares, detectam suas necessidades de saúde, fazem orientações, encaminhamentos e procedimentos, com intuito de amenizar o sofrimento.

A acadêmica Karen Reche diz que o projeto fornece subsídios para uma melhor assistência ao paciente. Também proporciona relacionar prática e teoria, para o melhor desempenho no mercado de trabalho. “Há uma troca de sentimentos entre ambas as partes. Na maioria das vezes, o paciente acamado sente-se muito carente, já em consequência da sua restrição ao leito e falta de convívio social, apegando-se com facilidade e criando um importante vínculo, que nos ajuda na destreza manual e humanização para com o paciente”, afirma.

Redes sociais>