Cianorte: Estudante do curso de ADS é campeão de Sipalki-Do na Argentina
Publicado em: 07/10/2011 às 14:24
Felipe Bressiani garantiu medalhas em ‘combate’ e em ‘exibição de técnicas’
O estudante do 1º ano do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Universidade Paranaense – Unipar, Câmpus Cianorte, Felipe Bressiani, mostrou que além de bom aluno, também é bom de luta. Ele participou do 4º Torneio Metropolitano de Sipalki, realizado em setembro, em Buenos Aires/Argentina e voltou ao Brasil carregando medalhas de ouro e prata.
O Torneio englobou as modalidades de ‘Combate’ e ‘Apresentação de Técnicas’ (individuais e/ou por equipes). Tais modalidade, se dividem nas categorias ‘Peso’ (5 em 5 kg), ‘Graduação’ (três em três faixas). Na modalidade ‘Graduação de Faixa Preta’, ainda existem as categorias 1º e 2º Dan, 3º e 4º Dan e 5º Dan (lutas de mestres de Sipalki). Nas divisões por idade, as categorias são: infantil, infanto-juvenil, juvenil, adulto e master.
Os combates têm a duração de três minutos e são permitidos socos e chutes da linha da cintura até a cabeça, quedas e rasteiras. Luvas de boxe, protetor de cabeça, caneleiras, protetor genital e protetor de seios, no caso das mulheres, são equipamentos de proteção exigidos para o combate. As lutas são realizadas em tatame de aproximadamente quatro metros quadrados.
O graduando sagrou-se campeão com medalha de ouro na modalidade ‘Combate’, categoria juvenil, 60 a 65 kg, faixa azul ponta vermelha, vermelha e vermelha ponta preta. Ele também levou a medalha de prata na modalidade de ‘Exibição de Técnicas por Equipe’.
O que é Sipalki?
Felipe Bressiani explica que o Sipalki-Do, conhecido como Sipalki, é uma arte marcial milenar de origem chinesa, que foi difundida por mongóis na Coréia do Sul. “O significado de Sipalki é: ‘Sip’=10, ‘Pal’=8, ‘Ki’= técnica e ‘Do’ =caminho, sendo então, ‘O caminho para as dezoito técnicas’, sendo elas com e sem armas”.
A modalidade foi trazida da Coreia para a América do Sul há 40 anos, pelo Grão-Mestre Soo Nam Yoo, atual presidente da Federação Mundial de Sipalki Yon Bi Ryu. “Na América do Sul, temos a Federação Sul-Americana de Sipalki, presidida pelo Grão-Mestre Joong Hyun Park”, informa o aluno.
O Torneio Metropolitano de Sipalki é uma competição oficial da Federação Sul-Americana de Sipalki, de nível internacional, pois conta com a participação de equipes do Brasil, Paraguai e Uruguai, além da Argentina, que sedia o evento.