Você está aqui: Notícias > Umuarama: Professor participa de reunião de tecnologia de embriões
Umuarama: Professor participa de reunião de tecnologia de embriões
Publicado em: 07/10/2011 às 10:28
Encontro aconteceu no Ceará. Professor Lucacin, de Veterinária, representou a Unipar
O professor do curso de Medicina Veterinária da Universidade Paranaense – Unipar, Câmpus Umuarama, Eduardo Lucacin, participou em Cumbuco/CE da 25ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Tecnologia de Embriões, realizada no Hotel Vila Galé Cumbuco Golf (entre 18 a 20/8).
Pesquisadores, profissionais e estudantes da área de tecnologia de embriões se reuniram para atualização profissional e troca de experiências. Temas de ciência básica e aplicação em campo foram abordados. Lucacin participou como congressista e prestigiou palestras e workshops.
Um dos workshops abordou ‘Estratégias para Otimizar a Fertilidade e o Melhoramento Genético em Bovinos’, com o doutor José Buratini Júnior: “É um grande nome nessa área e com orgulho digo que será meu professor em algumas disciplinas do doutorado”. Lucacin também participou de todas as plenárias, da palestra de abertura proferida pelo presidente da International Embryo Transfer Society, doutor Gabriel Bó, e da palestra proferida pelo professor da Universidade da Flórida, doutor William Thatcher.
“Thatcher é referência mundial na área e autor de muitos trabalhos citados e utilizados por mim durante atividades como mestrando na Unipar e também em atividades ligadas ao ensino na graduação de Medicina Veterinária”, destaca Lucacin, que foi convidado para compor a comissão julgadora de resumos de uma competição entre estudantes de pós-graduação da área aplicada e básica.
“Julgamos 12 trabalhos”, informa o professor. Além destas atividades, o docente ainda participou de reuniões com veterinários, professores dos Estados Unidos e da Unesp. “Inclusive, encontrei com dois professores da Unesp, a Fernanda Alvarenga e o Nereu Prestes, que são autores de bibliografias que utilizamos aqui”, comenta.
O professor do curso de Medicina Veterinária da Unipar disse que também aproveitou o encontro para participar de uma reunião com o professor Sirio Barros, para definir assuntos do doutorado em Farmacologia da Reprodução, na Unesp, que inicia no final no ano. “Eu era aluno especial no Programa e agora passei a ser regular”, comemora.
Central de Reprodução
Eduardo Lucacin diz ser um verdadeiro ‘amante’ da área de tecnologia de embriões. Daí a busca constante pelo aperfeiçoamento profissional. Ele é proprietário de uma central de reprodução onde desenvolve projeto em parceria com um aluno de mestrado da Unesp e da Unipar.
O projeto é voltado à dinâmica folicular, superovulação e transferência de embriões, com o objetivo de identificar novas doses de hormônios para a produção de embriões. “Também estamos estudando a possibilidade de firmar parceria com a Unipar para o projeto desenvolvido na Unesp, voltado à biologia molecular, com o objetivo de identificar receptores de hormônios. É uma transferência de tecnologia que abre possibilidades de estágio”, destaca.
Quem já participa do primeiro projeto, aprova. Lucélio Gomes Cardoso, aluno do 2º ano de Medicina Veterinária, diz estar entusiasmado: “Gosto muito da área de reprodução e quando cheguei na Unipar, encontrei a chance de me inteirar, participando da equipe do professor Lucacin. O projeto proporciona experiências práticas importantes em sua fazenda e serve como estímulo para quem gosta deste assunto. Ajuda muito, pela troca de conhecimentos com o pessoal da Unesp e por termos contato com técnicas inovadoras”.