UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Francisco Beltrão: Campus recebe a Chama Crioula na Semana Farroupilha

Publicado em: 06/10/2011 às 16:45

Programação festiva envolveu a região sul do país durante um mês, com culto às tradições gaúchas

Músicos relembram tradições gauchescas; ao lado, professores
Colaboradores, professores e gaúchos interagem em festividade Farroupilha
Professor Claudemir de Souza recepciona a cavalgada
Professor Claudemir recebe a Chama Crioula...
...e a acende a Chama Crioula
O vice-prefeito de Francisco Beltrão, Antônio Bonetti
Elois Rodrigues recepcionando os gaúchos
A cavalo, gaúchos chegam à Unipar
Gaúchos confraternizam em café colonial

No último mês, a Universidade Paranaense – Unipar, Câmpus de Francisco Beltrão, recebeu a Chama Crioula em comemoração à 7ª Semana Farroupilha. A chama chegou à Universidade carregada por gaúchos que chegaram a cavalo.

O diretor do Câmpus, professor Claudemir José de Souza, recebeu a Chama das mãos do coordenador do evento, Euzébio Cavasotto. O ‘Xirú’ das Falas, Elois Rodrigues, fez a abertura da 7ª Semana Farroupilha, que contou com o prestígio de gaúchos da região, do vice-prefeito de Francisco Beltrão, Antônio Carlos Bonetti, professores e colaboradores da Unipar. Os músicos visitantes Luiz Zibeti e Lucas Felipeto animarem o evento, com apoio técnico dos integrantes do Pibia (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Artística).

A Chama Crioula ficou no Câmpus por uma semana e seguiu para o Parque de Exposições Jaime Canet Júnior. A festividade contou com apresentação musical, gravação do Programa Gaúchos e Birivas e gravação do Programa Rancho da Prosa de Umuarama/PR, onde grupos gauchescos apresentaram músicas da tradição.

A Semana Farroupilha é um momento em que se cultuam as tradições gaúchas e o respeito à Revolução Farroupilha – o mais longo e um dos mais significativos movimentos de revoltas civis brasileiros. O marco inicial da Revolução ocorreu no amanhecer de 20 de setembro de 1835, quando homens armados, liderados por Gomes Jardim e Onofre Pires, entraram em Porto Alegre pela Ponte da Azenha. O movimento revolucionário durou dez anos e mostrou como pano de fundo os ideais liberais, federalistas e republicanos, sendo proclamada a República Rio-Grandense e instalada a capital em Piratini.

A partir do ano de 1995, a Constituição Estadual estabeleceu o dia 20 de setembro como ‘data magna’ do Estado do Rio Grande do Sul, quando é celebrado o aniversário da Revolução Farroupilha, Dia do Gaúcho. Em Francisco Beltrão foi instituído o Dia do Gaúcho pela lei nº 3.668/2009 (20/9). A data foi comemorada com cerimonial cívico cultural promovido pelos tradicionalistas do município.

Redes sociais>