Você está aqui: Notícias > Apresentações de Arte e Cultura atraíram milhares de pessoas
Apresentações de Arte e Cultura atraíram milhares de pessoas
Publicado em: 05/11/2009 às 19:00
Durante uma semana passaram pelo palco do Teatro Neiva Pavan Machado Garcia cerca de 250 artistas. Com apresentações de dança, coral, música e teatro, o Festival Intercampi de Talentos Universitários agitou a UNIPAR
Com sucesso, a Universidade Paranaense – UNIPAR realizou o 4° FEITU (Festival Intercampi de Talentos Universitários). Cerca de quatro mil pessoas, entre estudantes e pessoas da comunidade, puderam apreciar dezessete apresentações dos projetos de arte e cultura da Instituição. O evento foi realizado na última semana de outubro (26 a 31/10) e segue com apresentação do Coro Unipar, nesta segunda-feira (9), com o espetáculo ‘Coração Nordestino’.
As apresentações dos grupos, compostos por alunos que integram o PIBIA (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Artística), começou com três espetáculos dos estudantes do Campus de Cianorte.
Abriram o evento as apresentações ‘MPB’, do projeto Por todo Canto, e ‘50,60, Em algum lugar do passado’, da Cia. Unipar de Dança. Em seguida, entrou em cena o projeto O Teatro nos Caminhos da Literatura, com a peça ‘O noviço’.
Os grupos do Campus de Cascavel encantaram a plateia com apresentações do projeto Teatro na Universidade, que encenou a peça ‘O retrato de Dorian Gray e o Reino Encantado das Águas da Vida’. O projeto de Dança Unipar mostrou suas habilidades com o corpo, na apresentação de ‘Passion’, um mix de dança contemporânea e street dance.
Com espetáculos de canto, dança e teatro os integrantes dos grupos do Campus de Toledo apresentaram ‘Um pouquinho do meu Paraná, um pouquinho de todo lugar’, do projeto Canta Unipar. Em seguida, subiu ao palco a Companhia Unipar de Dança, com ‘Metade de Mim é Amor’, e a Unipar Companhia de Teatro encerrou a noite, com o espetáculo ‘A Cantora Careca’.
A noite de quinta foi comandada pelos grupos do Campus de Paranavaí, com apresentações musicais Vivendo na Flauta...Doce e do grupo Canto e Encanto, que encheu o palco de cores e luzes com o espetáculo ‘100 anos de Carmem Miranda, A Pequena Notável’. Em seguida, o projeto Ação Teatral apresentou a peça ‘As aves – comédia de Aristófanes’.
Os grupos do Campus de Francisco Beltrão encantaram o público com as apresentações: ‘Brasil em Tom Maior’, do projeto Musical Tom Maior; ‘A2’, da Cia. Unipar de Dança; e ‘A casa de Bernalda Alba’, do grupo de Teatro Priene.
Encerrou a semana, no sábado, a Companhia Cênica Unipar com o espetáculo infantil ‘O pequeno príncipe’, do Campus de Umuarama.
O coordenador multicampi de Arte e Cultura, Alessandro Antônio Silva, avalia a realização do evento: “Os projetos de Arte e Cultura da UNIPAR estão em ascensão. Desde o começo do desenvolvimento, em agosto de 2005, são vinte projetos, que têm duas vias de desenvolvimento, a gestão cultural, com o contato de acadêmicos, bolsistas do PIBIA, e comunidade externa na execução dos projetos, já que os projetos têm também o caráter de formação de plateia e o FEITU vem estruturar o resultado final desse trabalho”.
Para a acadêmica de Psicologia Caroline Guimarães Gil, a semana do Festival foi bem proveitosa: “Os espetáculos atingiram diversas idades e gostos artísticos, desde músicas clássicas até músicas mais populares, peças teatrais infantis e algumas que exigiram atenção maior devido à complexidade. Pude perceber que os artistas se mostraram muito entusiasmados no palco, e isso passou uma energia muito alegre para o público”.
Ela ainda enfatiza que os eventos realizados pela UNIPAR contribuem para o desenvolvimento da Arte e Cultura de Umuarama: “A arte sempre me atraiu, esses eventos são uma forma interessante de ver como a cidade está evoluindo nesta área e como os artistas estão trabalhando com a arte nesse momento”.
A programação segue nesta segunda (9), com apresentação do espetáculo ‘Coração Nordestino’, do Coro UNIPAR.
O projeto é realizado pela DEGCD (Diretoria Executiva de Gestão da Cultura e Divulgação). Todas as apresentações são com entrada gratuita e valem horas extracurriculares. Os convites podem ser retirados na Diretoria de Arte e Cultura. Mais informações pelo telefone 3621-2828, ramal 1404.