UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Cascavel: Primavera de Museus traz a palestra ‘Retratos matrimoniais’

Publicado em: 30/09/2011 às 16:42

Evento visou incentivar a cultura e aproximar os museus da comunidade

O fotógrafo Fábio Conterno ministra palestra na Unipar
Coral do Grupo Acácias abrilhanta evento
Acadêmicos de História participam da Primavera de Museus
Em projeto, mulheres estimulam talento musical
Em projeto, mulheres estimulam talento musical
Secretária de Cultura prestigia apresentação do Grupo Acácias

Acesso à cultura, à arte e à informação foi o objetivo da 5ª Primavera de Museus, realizada pela Secretaria de Cultura, via MIS (Museu da Imagem e do Som) e Museu Histórico Celso Formighieri Sperança. O curso de História da Universidade Paranaense – Unipar foi parceiro, sediando no Tribunal do Júri a palestra ‘Retratos matrimoniais: a feminilidade entre alianças’, com o repórter fotógrafo Fábio Conterno, jornalista há dezoito anos e atua há sete no ramo de casamento.

Em sua palestra, trabalhou o contexto histórico da fotografia, a importância da tradição para as mulheres, propostas, atitudes, conceitos, preparação da noiva, avanços da tecnologia, o buquê e o vestido branco que, explica, surgiu no período Vitoriano, com a rainha Vitória, na Inglaterra, demonstrando elegância e pureza.

Falou ainda da feminilidade, do significado da fotografia em relação à mulher, como a foto se encaixa enquanto documento histórico e cultural, para cada região e época.

Para abrilhantar o evento foi convidado o Grupo Acácias, da Associação Feminina Consciência e Trabalho. A presidente da Associação, jornalista Yasmin Fontes, conta que a Fundação Consciência e Trabalho visa oportunizar as pessoas carentes ter uma profissão e, este ano, mães e avós tiveram acesso à música.

“Queremos mostrar que quando a pessoa tem vontade ela é capaz; estar aqui exige coragem para se expor, pois ninguém é profissional”, disse. Também informou que o Grupo está montando uma cantata de Natal para apresentar em entidades, bairros e hospitais.

A secretária de Cultura, Judete Bilibio, prestigiou o evento. Ela elogiou a parceria e falou da importância de trazer o museu para perto dos acadêmicos e também, durante a semana, para a comunidade carente, através de exposições.

A diretora do Campus, professora Débora Venturin, complementou quão é importante esse trabalho chegar ao conhecimento das crianças, “que vão fazer a diferença e acreditar em um futuro melhor”. Também destacou que “o mundo é das mulheres, desde que respeitem os homens, pois alicerces são importantes para a formação de um cidadão”.

Redes sociais>