UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Umuarama: Fórum debate oportunidades e desafios do Arenito Caiuá

Publicado em: 30/09/2011 às 10:13

Evento foi organizado pela Unipar e Sebrae e contou com apoio de diversos parceiros regionais

O gerente do Banco do Brasil, Sérgio Vercezi, em palestra sobre o projeto arenito e o cenário agrícola até 2020
Produtores rurais e representantes de entidades participaram da abertura do Fórum
Na abertura, autoridades e representantes de órgãos e empresas compõem a mesa de honra
O diretor do Câmpus-Sede, Nilvio Ourives dos Santos, destacou a importância do Fórum
O consultor do Sebrae, Vinícius Milani, discursa na abertura do evento
Produtores rurais reunidos no anfiteatro do *Campus*-Sede

Durante dois dias, produtores rurais, profissionais da área agrícola e lideranças políticas de Umuarama e região estiveram reunidos no 1º Fórum Oportunidades e Desafios para o Desenvolvimento Regional – Arenito Caiuá. O encontro foi organizado pela Universidade Paranaense – Unipar e Sebrae (Agência de Apoio ao Empreendedor e Pequeno Empresário) e teve como foco o debate de alternativas para ampliar a produção na bovinocultura de corte e leite, mandiocultura e silvicultura.

A solenidade de abertura aconteceu na quinta-feira, 22, no Campus Tiradentes, e contou a presença de prefeitos e secretários municipais das cidades que compõem a Amerios (Associação dos Municípios Emtre Rios), deputados, representantes de órgãos municipais, estaduais e federais e produtores rurais. O Secretário de Estado da Agricultura, Norberto Ortigara, foi representado pelo chefe do Núcleo da Seab/Umuarama (Secretaria de Agricultura e do Abastecimento), José Antonio Duarte.

Os professores Nilvio Ourives dos Santos, diretor do Campus-Sede, e Giani Colauto, diretora do Instituto de Ciências Exatas, Agrárias, Tecnológicas e Geociências da Unipar, também participaram da solenidade. “Há 39 anos a Unipar trabalha em prol do desenvolvimento do Estado; podemos dizer que já trabalhou bastante no sentido de transformar Umuarama em grande polo regional. Mas ainda temos muito a auxiliar nessa busca; e esse é um dos objetivos do Fórum”, ressaltou o diretor, ao se pronunciar.

“Este Fórum é concretização de que as políticas públicas e privadas e as esferas de produção agrícola, industrial e de ensino devem estar reunidas como uma engrenagem para o desenvolvimento regional”, completou Giani Colauto.

Na sexta-feira, 23, os trabalhos continuaram no Campus-Sede, com a participação de produtores e agricultores ligados à Amerios e estudantes dos cursos de Medicina Veterinária e Engenharia Agronômica da Unipar, que debateram assuntos pertinentes ao desenvolvimento regional. O gerente do Banco do Brasil, Sérgio Vercezi, foi o convidado para palestrar sobre o tema ‘Projeto Arenito e Cenário Agrícola até 2020’.

Para o consultor técnico do Sebrae, Vinícius Milani, “este encontro é a prova de que a união de forças é essencial para que possamos desenvolver o Arenito Cauiá, mostrando ao produtor rural que existe uma série de oportunidades dentro do Arenito, nas quais nós podemos auxiliá-lo nos conceitos e gestão de negócios que vão além da porteira”.

O Fórum contou com o apoio da Aciu (Associação Comercial e Industrial de Umuarama), Prefeitura de Umuarama, Seab, Emater (Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural), Universidade Estadual de Maringá, IFPR (Instituto Federal do Paraná), Faep (Fundação de Amparo ao Ensino e Pesquisa), Fetaep (Federação dos Trabalhos na Agricultura do Estado do Paraná), Iapar (Instituto Agronômico do Paraná), Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e Coodetec (Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola).

Redes sociais>