Umuarama: Odontologia conscientiza com teatro, jogo educativo e paródia
Publicado em: 30/09/2011 às 09:19
Atividade realizada no Colégio Prisma envolveu 52 estudantes. Novas visitas já estão agendadas
A turma do 1º ano do curso de Odontologia da Universidade Paranaense – Unipar, Campus Umuarama, tem uma missão para lá de especial: ensinar e conscientizar crianças sobre a importância dos cuidados bucais. As atividades fazem parte da Educação em Saúde pela disciplina de Saúde Coletiva I e consistem em visitas a escolas públicas e particulares, além de outras instituições para ensinar de maneira divertida a cuidar dos dentes.
Com teatros e jogos educativos e paródias musicais, os graduandos desenvolvem seu papel. A primeira escola contemplada com a atividade foi o Colégio Prisma. Cerca de 52 graduandos estiveram no Colégio e divertiram a criançada. Aproximadamente cem participaram. A ação é coordenada pelas professoras Ana Carolina Soares Fraga Zaze e Veruska João de Malheiros Pfau.
“É uma atividade prática da disciplina com o objetivo de ensinar os estudantes de Odontologia a educar e motivar as pessoas, os pacientes em relação aos cuidados com a saúde bucal. As ações são executadas em escolas e creches atendendo a crianças na faixa etária de 4 a 10 anos, onde os graduandos em grupo estruturaram estratégias que atendam a esta finalidade”, explica a coordenadora do curso, professora Cíntia Araújo Alferes.
Segundo a coordenadora, a intenção é inserir os estudantes o mais cedo possível na prática profissional, criando um grande estímulo à educação em saúde como promoção de melhorias na condição bucal e, para a população envolvida, é o de mudar o estigma de que o cirurgião dentista atua somente sob o aspecto curativo, inserindo na criança conceitos de educação em saúde que elas levam para casa.
“Esta inserção precoce do graduando à prática profissional cria um grande estímulo para que compreenda que a educação em saúde é um excelente mecanismo para a promoção de melhorias na condição bucal da população, bem como integra mais aprofundadamente o estudante ingressante à sua profissão, onde ele observa o resultado de ações criadas por ele mesmo. O aprendizado deixa de ser algo massante para que seja algo estimulante ao nosso aluno”, destaca a docente.