Você está aqui: Notícias > Paranavaí: Professor de Farmácia ministra curso na Cesufarma
Paranavaí: Professor de Farmácia ministra curso na Cesufarma
Publicado em: 29/09/2011 às 15:17
Romir Rodrigues abordou ‘Bases da Imunohematologia em Banco de Sangue’
O professor do curso de Farmácia da Universidade Paranaense – Unipar, Campus Paranavaí, Romir Rodrigues esteve em Maringá/PR para ministrar curso na Cesufarma. O evento com o tema ‘O papel do farmacêutico na evolução das terapias integrativas e complementares’, trata-se da jornada científica do curso de Farmácia da Cesumar (Centro Universitário de Maringá) e teve a participação de estudantes de Maringá e região.
O professor participou ministrando o curso ‘Bases da Imunohematologia em Banco de Sangue’. “A área de imunohematologia é um segmento essencial em banco de sangue. Atualmente, segundo legislação em vigor, não se admite transfusão sanguínea sem a realização de provas de compatibilidade, elevando o nível de segurança para o paciente”, explica o docente.
No evento, o professor alertou, também, que embora haja este recurso de segurança, em gestantes, hemofílicos, talassêmicos e pacientes politransfundidos pode-se desenvolver reações transfusionais hemolíticas: “Essas reações ocorrem devido à resposta imune decorrente de formação anterior de anticorpos contra o antígeno presente no hemocomponente recebido anteriormente. Além do concentrado de hemácias, o plasma e as plaquetas também desenvolvem reações transfusionais”.
O professor ainda explicou que o papel principal da imunohematologia nas reações transfusionais é “identificar estes anticorpos, formar banco de pacientes fenotipados para atender a demanda de hemocomponentes compatíveis para pacientes politransfundidos”.
Ele diz ser de extrema importância a participação dos estudantes nestes eventos, pois nem todos os farmacêuticos têm o reconhecimento de seu papel nas terapias integrativas: “A imunohematologia contribui para interdisciplinaridade entre as diversas áreas de terapias integrativas, centralizada no paciente, buscando a promoção da saúde. Afinal, sangue é vida”.