UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Paranavaí: Professor de Farmácia ministra curso na Cesufarma

Publicado em: 29/09/2011 às 15:17

Romir Rodrigues abordou ‘Bases da Imunohematologia em Banco de Sangue’

O professor Romir Rodrigues posa com os estudantes que participaram do curso
Imunohematologia foi foco do curso
Imunohematologia foi foco do curso
Imunohematologia foi foco do curso
Imunohematologia foi foco do curso
Imunohematologia foi foco do curso
Imunohematologia foi foco do curso

O professor do curso de Farmácia da Universidade Paranaense – Unipar, Campus Paranavaí, Romir Rodrigues esteve em Maringá/PR para ministrar curso na Cesufarma. O evento com o tema ‘O papel do farmacêutico na evolução das terapias integrativas e complementares’, trata-se da jornada científica do curso de Farmácia da Cesumar (Centro Universitário de Maringá) e teve a participação de estudantes de Maringá e região.

O professor participou ministrando o curso ‘Bases da Imunohematologia em Banco de Sangue’. “A área de imunohematologia é um segmento essencial em banco de sangue. Atualmente, segundo legislação em vigor, não se admite transfusão sanguínea sem a realização de provas de compatibilidade, elevando o nível de segurança para o paciente”, explica o docente.

No evento, o professor alertou, também, que embora haja este recurso de segurança, em gestantes, hemofílicos, talassêmicos e pacientes politransfundidos pode-se desenvolver reações transfusionais hemolíticas: “Essas reações ocorrem devido à resposta imune decorrente de formação anterior de anticorpos contra o antígeno presente no hemocomponente recebido anteriormente. Além do concentrado de hemácias, o plasma e as plaquetas também desenvolvem reações transfusionais”.

O professor ainda explicou que o papel principal da imunohematologia nas reações transfusionais é “identificar estes anticorpos, formar banco de pacientes fenotipados para atender a demanda de hemocomponentes compatíveis para pacientes politransfundidos”.

Ele diz ser de extrema importância a participação dos estudantes nestes eventos, pois nem todos os farmacêuticos têm o reconhecimento de seu papel nas terapias integrativas: “A imunohematologia contribui para interdisciplinaridade entre as diversas áreas de terapias integrativas, centralizada no paciente, buscando a promoção da saúde. Afinal, sangue é vida”.

Redes sociais>