Você está aqui: Notícias > Francisco Beltrão: Palestra foca o CFC e CRC e marca Dia do Contador
Francisco Beltrão: Palestra foca o CFC e CRC e marca Dia do Contador
Publicado em: 28/09/2011 às 16:24
Fiscalização e escrituração contábil foram alguns dos pontos destacados
Em comemoração ao Dia do Contador, celebrado em 22 de setembro, o curso de Ciências Contábeis de Francisco Beltrão promoveu palestra com o presidente do Sincobel (Sindicato dos Contabilistas de Francisco Beltrão)/ Ademir Jorge Arisi.
O contador apresentou a estrutura do CFC (Conselho Federal de Contabilidade), englobando os Conselhos Regionais de Contabilidade. Foram esclarecidas dúvidas dos alunos quanto à obtenção do registro no CRC. Um dos requisitos obrigatórios para que o profissional possa exercer a profissão contábil a partir de 2011, lembrou, é a aprovação no Exame de Suficiência. Arisi enalteceu a importância de se seguir os princípios contábeis e as normas emanadas dos órgãos reguladores da contabilidade no Brasil.
Outro ponto destacado foi sobre a fiscalização do CFC nos escritórios contábeis e demais organizações em que o profissional está presente. O profissional deve efetuar a escrituração contábil dentro das normas prescritas, comentou.
Para o coordenador do curso, professor Idair Edson Marcello, a palestra foi salutar por descrever o funcionamento da entidade de classe dos contabilistas. Marcello lembrou que a quantidade de contadores registrados no Brasil está chegando a meio milhão de profissionais, sendo que as contadoras representam 40% dos profissionais com registro ativo.
Segundo o acadêmico Guiomar Juliano Fioravanso, a palestra esclareceu sobre o funcionamento do CRC, além dos programas para a classe contábil: Educação continuada, Excelência na contabilidade, Mais saber contábil e Cursos on-line.
Fioravanso frisou a importância dos projetos sociais existentes no CRC, como o Natal Solidário, Criança Feliz, Menor Aprendiz e o FIA (Fundo da Infância e da Adolescência). Neste último, os contribuintes são orientados a destinar valores que podem ser deduzidos do Imposto de Renda para a criação do Fundo para amparo de crianças e adolescentes.
Após a palestra e esclarecimento das dúvidas, foi servido um coquetel de confraternização e comemoração pela passagem do Dia do Contador. As quatro turmas do curso de Ciências Contábeis participaram do evento, que aconteceu na sala de multimídia master.