Você está aqui: Notícias > Umuarama: Ex-aluna de Administração é aprovada em mestrado na USP
Umuarama: Ex-aluna de Administração é aprovada em mestrado na USP
Publicado em: 28/09/2011 às 15:44
Joice Chiareto por enquanto é ‘aluna especial’ mas e se prepara para o programa regular
O curso de Administração da Universidade Paranaense – Unipar, Campus Umuarama, se destaca pela excelente formação proporcionada aos seus estudantes e pelo destaque que seus ex-alunos obtêm no mercado de trabalho e na esfera acadêmica. Atualmente o curso comemora a conquista da ex-aluna Joice Chiareto, aprovada para o programa de mestrado em Administração da FEA/USP (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo).
Joice Chiareto se formou na turma de 2010 e foi aprovada para o programa como aluna especial. No mestrado, escolheu por uma disciplina na linha de pesquisa de Administração Geral para aproveitar os créditos da disciplina posteriormente. Para estudar, a mestranda precisou se mudar para Sorocaba/SP.
O incentivo para este passo, segundo a mestranda, surgiu de sua professora de Economia na graduação, Fátima Gimenes. “Ela me incentivou a tentar o curso como aluna especial que é um pouco mais fácil do que como regular”. Na graduação, a estudante já se mostrava interessada pela área: “No segundo ano da graduação fui monitora da disciplina de Economia e escrevi resumo para o evento de iniciação científica da Unipar. Já no terceiro ano, participei do Pibic (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) e pesquisei sobre as exportações das cooperativas do agronegócio paranaense”.
Antes da FEA/USP, ela ainda tentou o programa de mestrado da UEM (Universidade Estadual de Maringá), mas não obteve aprovação e UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), onde chegou a ser chamada para a entrevista, porém não foi, por já estar cursando na FEA/USP.
Joice Chiareto já almeja outros objetivos para o próximo ano. Ela participa do processo para aluna regular de 2012, na linha de pesquisa Administração Geral, com projeto sobre competitividade.
“O processo seletivo para aluno regular é um tanto complexo e tem três etapas”, informa a mestranda. “Na primeira que aconteceu no final de agosto foi necessário fazer o teste ANPAD (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração) com resultado mínimo de 300 pontos em inglês e português. Fazer uma prova específica de conhecimentos em Administração da FEA, com resultado mínimo também de 300 pontos”, emenda.
Segundo a aluna, só após preencher esses requisitos mínimos pode-se participar da segunda etapa, “onde se deve levar um projeto de pesquisa e o currículo serem analisados. Os aprovados na segunda etapa fazem as entrevistas, que são a terceira e última etapa”.
Para Joice Chiareto, o curso tem sido uma ótima experiência: “A pós-graduação é muito diferente da graduação. E o nível da turma é muito alto. Em especial porque os cursos de mestrado e doutorado têm aulas juntos. Então, eu estudo com pessoas com muito mais experiência. Tem sido enriquecedor, uma vez que todo o sistema de uma Universidade federal é diferente do que estou acostumada. Sem contar o contato com pessoas de diversas partes do país e do mundo”, destaca a estudante que tem companheiros de sala de Guiné Bissau, Alemanha e Peru. A mestranda também já tem planos para o futuro, após a conclusão: “Se tudo der certo quero fazer doutorado, lecionar e, eventualmente, trabalhar com consultoria”.