Umuarama: Odontologia realiza levantamento epidemiológico em Carbonera
Publicado em: 26/09/2011 às 14:00
Atividade integrou aula de Saúde Coletiva. Cerca de duzentas pessoas receberam atendimento
Com objetivo de levar seus estudantes a conhecerem um pouco mais a realidade social da população de nossa região e levantar a presença de cáries, o curso de Odontologia da Universidade Paranaense – Unipar, Campus Umuarama, esteve no distrito de Carbonera para realização de levantamento epidemiológico.
A atividade fez parte da aula de Saúde Coletiva e do projeto de extensão ‘Prevenção e Diagnóstico do Câncer Bucal’. Cerca de trinta estudantes do 2º e 3º anos participaram acompanhados das professoras Ana Carolina Zaze, Veruska Pfau e Cíntia Araújo, coordenadora do curso. Para os exames, a população foi recebida na Escola Estadual de Carbonera. Visitas em domicílio também foram realizadas e cerca de duzentos exames foram realizados, em uma população estimada em setecentas pessoas.
A presença de cáries foi diagnosticada através da análise do índice CPOD (Dentes Cariados, Perdidos ou Obturados). “Este é um índice usado na odontologia, recomendado pela Organização Mundial da Saúde e que permite medir e comparar a experiência de cárie dentária em populações”, explica a coordenadora. A população ainda foi submetida a exames para detectar demais necessidades odontológicas.
Após os trabalhos, o curso agora se organiza para atender os casos mais urgentes ainda este ano e, os demais, na medida da disponibilidade de vagas. Os tratamentos são gratuitos, e para os pacientes que apresentam necessidade de próteses ou aparelhos ortodônticos existe o custo laboratorial que é bem inferior ao de mercado.
A coordenadora destaca que este tipo de atividade é fundamental para o processo de formação dos estudantes. “Ações como essa permite ao aluno entrar em contato com a realidade social local, servindo também como mecanismo excelente de aprendizado. Sem contar o crescimento que proporciona sob o ponto de vista de humanização no atendimento ao serviço público”.