UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Umuarama: Odontologia realiza levantamento epidemiológico em Carbonera

Publicado em: 26/09/2011 às 14:00

Atividade integrou aula de Saúde Coletiva. Cerca de duzentas pessoas receberam atendimento

Casos mais urgentes serão acompanhados pelo curso
Casos mais urgentes serão acompanhados pelo curso
Casos mais urgentes serão acompanhados pelo curso
Casos mais urgentes serão acompanhados pelo curso
Casos mais urgentes serão acompanhados pelo curso

Com objetivo de levar seus estudantes a conhecerem um pouco mais a realidade social da população de nossa região e levantar a presença de cáries, o curso de Odontologia da Universidade Paranaense – Unipar, Campus Umuarama, esteve no distrito de Carbonera para realização de levantamento epidemiológico.

A atividade fez parte da aula de Saúde Coletiva e do projeto de extensão ‘Prevenção e Diagnóstico do Câncer Bucal’. Cerca de trinta estudantes do 2º e 3º anos participaram acompanhados das professoras Ana Carolina Zaze, Veruska Pfau e Cíntia Araújo, coordenadora do curso. Para os exames, a população foi recebida na Escola Estadual de Carbonera. Visitas em domicílio também foram realizadas e cerca de duzentos exames foram realizados, em uma população estimada em setecentas pessoas.

A presença de cáries foi diagnosticada através da análise do índice CPOD (Dentes Cariados, Perdidos ou Obturados). “Este é um índice usado na odontologia, recomendado pela Organização Mundial da Saúde e que permite medir e comparar a experiência de cárie dentária em populações”, explica a coordenadora. A população ainda foi submetida a exames para detectar demais necessidades odontológicas.

Após os trabalhos, o curso agora se organiza para atender os casos mais urgentes ainda este ano e, os demais, na medida da disponibilidade de vagas. Os tratamentos são gratuitos, e para os pacientes que apresentam necessidade de próteses ou aparelhos ortodônticos existe o custo laboratorial que é bem inferior ao de mercado.

A coordenadora destaca que este tipo de atividade é fundamental para o processo de formação dos estudantes. “Ações como essa permite ao aluno entrar em contato com a realidade social local, servindo também como mecanismo excelente de aprendizado. Sem contar o crescimento que proporciona sob o ponto de vista de humanização no atendimento ao serviço público”.

Redes sociais>