Cascavel: Estudantes de História visitam pontos históricos da Argentina
Publicado em: 22/09/2011 às 14:23
Roteiro passou por reduções jesuíticas e pela Casa da Infância de Che Guevara
O curso de História da Universidade Paranaense – Unipar promoveu viagem de estudos para a Provincia de Misiones, na Argentina. A turma conheceu pontos turísticos da capital, Posadas e as cidades de San Ignácio, Santa Ana e Porto Iguazu, visando complementar conhecimentos das disciplinas de História da América e História do Paraná.
O grupo de alunos foi acompanhado pelos professores Maurício Schneider (organizador da visita), Leodefane Bispo e Fausto Irschlinger (coordenador do curso).
Segundo o professor organizador, a ideia foi conhecer lugares históricos, como ruínas de uma Missão Jesuítica do século 18, que deu oportunidade de saber mais sobre a experiência de conversão dos índios na América colonial, conforme explica.
Também conheceram a Casa da Infância de Che Guevara, que funcionava como centro cultural e museu. “Importante nesse sentido foi o entendimento da memória histórica do personagem revolucionário na identidade local”, frisa o professor Maurício.
Outros lugares visitados foram Minas de Wanda e jazidas de cristais, “cujo valor é artesanal, um pouco de geologia em meio à história”. Os visitantes apreciaram ainda a gastronomia local.
O acadêmico Tiago Alves enfatiza que foi bastante interessante a visita às reduções jesuíticas, ver o poder instituído pela igreja católica e o domínio dos jesuítas, que se concretizaram na forma de monumento. Diz também ter gostado da entrar na Casa de Che Guevara, conhecer a história de suas viagens e saber o que foi a ditadura militar Argentina, “muito mais ferrenha que a do Brasil, já que resultou em aproximadamente 900 mortos e muitos desaparecidos”.
O estudante Ivanês de Oliveira também atrelou a paixão às reduções: “É fascinante você pensar que naquele tempo construíram grandioso monumento e ouvir sobre o fato histórico que envolveu a construção, seu desenvolvimento e finalidade, conhecendo toda a história dos padres e destruição das reduções”.