Você está aqui: Notícias > Cascavel: Unipar sedia Congresso das Secretarias de Saúde do Paraná
Cascavel: Unipar sedia Congresso das Secretarias de Saúde do Paraná
Publicado em: 21/09/2011 às 15:58
Evento envolveu secretários e técnicos do Estado em palestras e oficinas
Realizado pela primeira vez em Cascavel, o 27º Congresso Estadual das Secretarias Municipais de Saúde do Paraná foi sediado pela Universidade Paranaense – Unipar. Secretários e técnicos participaram de reunião para deliberar políticas públicas e ações, oficinas com propostas a serem implantadas no município e eleição para a nova diretoria dos conselhos municipais.
A diretora do Campus, professora Débora Venturin, prestigiou o evento. A Unipar participou ainda com o projeto social ‘Universitários do riso’, propiciando momentos de descontração aos participantes. Evento contou com o apoio da diretoria do Instituto de Ciências Biológicas, Médicas e da Saúde da Unipar.
Na edição em Cascavel, a organização foi realizada pelo secretário de Saúde, Ildemar Canto, e equipe, com apoio da prefeitura. O assessor da Secretaria de Saúde, Reginaldo Andrade, destaca que o Congresso foi um sucesso de público e temas e que registrou a Carta de Cascavel, documento contendo discussões e encaminhamentos aos órgãos públicos.
Conforme o organizador, Cascavel ser sede oportunizou a participação de um grande número de técnicos do município na organização e nas palestras, disseminando a política em saúde, com planejamento e melhora na qualidade dos serviços. Ele elogiou a estrutura e a atenção da direção e administração do Campus: “Se tivermos a oportunidade de sediar outra edição, poderemos ser novamente parceiros”.
O evento contou com a presença do presidente do CONASEMS (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde), Antônio Carlos Nardi, enfatizando que a tônica do evento foi trazer discussões para a atualização de todos os gestores de saúde do Paraná dos temas discutidos nacionalmente no ponto mais atual dos problemas, como na rede de atenção à saúde.
Também foi abordada a judicialização da saúde, quanto estão gastando em ações judiciais, fornecimento de próteses e medicamentos: “Esse assunto é importante na questão da defesa e jurisprudência, para que os gestores possam protestar algumas ações”. Falou-se ainda sobre integração, vigilância e atenção básica, itens necessários ao fortalecimento da resolutividade no posto de saúde, família, humanização, vigilância de risco e investigação de doenças crônicas não-transmissíveis.
Outro fator importante, segundo o presidente do CONASEMS, foi o Horus – programa do DAF para a informatização e uso racional de medicamentos nas Unidades Básicas de Saúde, controle de estoque e prontuário informatizado. “O DAF vai contratar consultor para incentivar a implantação do Horus nos municípios do Estado”, disse.
Contratos organizativos de ações públicas em saúde também foram lembrados. Junto ao evento, foi realizada a mostra ‘Paraná, aqui tem SUS’, expondo experiências exitosas.
Com o Ministério da Saúde, o COSEMS/PR (Conselho das Secretarias Municipais de Saúde) foi promotor do evento. A presidente do Conselho, Marina Martins, enfatiza que esse é um momento importante, pois houve troca dos governos federal e estadual, que lançaram novas proposta para execução, que necessitam de apoio técnico e de recursos financeiros do Ministério.
“Estamos apresentando as novidades na saúde, propostas do Ministério da Saúde, na atenção primária, vigilância, urgência e emergência e outras, fazendo-se importante a representação das três esferas: União, Estado, Município”, declarou.