UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Cascavel: Unipar sedia Congresso das Secretarias de Saúde do Paraná

Publicado em: 21/09/2011 às 15:58

Evento envolveu secretários e técnicos do Estado em palestras e oficinas

Oficinas levantaram discussões de problemas atuais na área
Integrantes do projeto ‘Universitários do riso’ no Congresso da Saúde
Integrantes do projeto ‘Universitários do riso’ no Congresso da Saúde
Integrantes do projeto ‘Universitários do riso’ no Congresso da Saúde

Realizado pela primeira vez em Cascavel, o 27º Congresso Estadual das Secretarias Municipais de Saúde do Paraná foi sediado pela Universidade Paranaense – Unipar. Secretários e técnicos participaram de reunião para deliberar políticas públicas e ações, oficinas com propostas a serem implantadas no município e eleição para a nova diretoria dos conselhos municipais.

A diretora do Campus, professora Débora Venturin, prestigiou o evento. A Unipar participou ainda com o projeto social ‘Universitários do riso’, propiciando momentos de descontração aos participantes. Evento contou com o apoio da diretoria do Instituto de Ciências Biológicas, Médicas e da Saúde da Unipar.

Na edição em Cascavel, a organização foi realizada pelo secretário de Saúde, Ildemar Canto, e equipe, com apoio da prefeitura. O assessor da Secretaria de Saúde, Reginaldo Andrade, destaca que o Congresso foi um sucesso de público e temas e que registrou a Carta de Cascavel, documento contendo discussões e encaminhamentos aos órgãos públicos.

Conforme o organizador, Cascavel ser sede oportunizou a participação de um grande número de técnicos do município na organização e nas palestras, disseminando a política em saúde, com planejamento e melhora na qualidade dos serviços. Ele elogiou a estrutura e a atenção da direção e administração do Campus: “Se tivermos a oportunidade de sediar outra edição, poderemos ser novamente parceiros”.

O evento contou com a presença do presidente do CONASEMS (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde), Antônio Carlos Nardi, enfatizando que a tônica do evento foi trazer discussões para a atualização de todos os gestores de saúde do Paraná dos temas discutidos nacionalmente no ponto mais atual dos problemas, como na rede de atenção à saúde.

Também foi abordada a judicialização da saúde, quanto estão gastando em ações judiciais, fornecimento de próteses e medicamentos: “Esse assunto é importante na questão da defesa e jurisprudência, para que os gestores possam protestar algumas ações”. Falou-se ainda sobre integração, vigilância e atenção básica, itens necessários ao fortalecimento da resolutividade no posto de saúde, família, humanização, vigilância de risco e investigação de doenças crônicas não-transmissíveis.

Outro fator importante, segundo o presidente do CONASEMS, foi o Horus – programa do DAF para a informatização e uso racional de medicamentos nas Unidades Básicas de Saúde, controle de estoque e prontuário informatizado. “O DAF vai contratar consultor para incentivar a implantação do Horus nos municípios do Estado”, disse.

Contratos organizativos de ações públicas em saúde também foram lembrados. Junto ao evento, foi realizada a mostra ‘Paraná, aqui tem SUS’, expondo experiências exitosas.

Com o Ministério da Saúde, o COSEMS/PR (Conselho das Secretarias Municipais de Saúde) foi promotor do evento. A presidente do Conselho, Marina Martins, enfatiza que esse é um momento importante, pois houve troca dos governos federal e estadual, que lançaram novas proposta para execução, que necessitam de apoio técnico e de recursos financeiros do Ministério.

“Estamos apresentando as novidades na saúde, propostas do Ministério da Saúde, na atenção primária, vigilância, urgência e emergência e outras, fazendo-se importante a representação das três esferas: União, Estado, Município”, declarou.

Redes sociais>