Você está aqui: Notícias > Umuarama: Troca de conhecimentos marca o Ciclo de Estudos Jurídicos
Umuarama: Troca de conhecimentos marca o Ciclo de Estudos Jurídicos
Publicado em: 21/09/2011 às 10:00
Evento foi pautado por palestras, encontro científico e fórum pedagógico
Contato com novas informações e interação entre estudantes, professores e profissionais da área. Esses foram um dos objetivos do 26º Ciclo de Estudos Jurídicos do Noroeste do Paraná, promovido pelo curso de Direito da Universidade Paranaense – Unipar, Campus Umuarama. O 8º Encontro de Iniciação Científica e o Fórum Pedagógico integram as atividades (entre 29/08 e 06/09).
Para abrir o Ciclo foi convidado o Desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região, doutor Luis Eduardo Gunter, que ministrou o tema ‘Introdução às Normas Internacionais do Trabalho’. O evento continuou com o professor da Unipar, Jorge Pona, repassando aos participantes diversas dicas sobre ‘Marketing Pessoal’.
“Este evento já é uma tradição no curso e oportuniza à comunidade acadêmica e aos profissionais um contato com juristas renomados em abordagem de assuntos atuais”, afirmou o coordenador do curso, professor Valdecir Pagani.
Já no Encontro de Iniciação Científica, que busca estimular a produção de artigos científicos, estudantes apresentaram de forma oral trabalhos resultantes de pesquisas elaboradas no âmbito do curso. Todos foram julgados por uma banca composta por professores e profissionais da área.
No Fórum Pedagógico, professores e estudantes fizeram uma avaliação do projeto político-pedagógico e deram sugestões para melhorar a qualidade da graduação. “A construção do curso é um processo democrático e o Fórum tem por objetivo promover uma maior participação acadêmica na sua formulação e implementação”, destacou o coordenador.
Palestras também integraram as atividades do Fórum. A diretora do Instituto de Ciências Sociais da Unipar, professora Fernanda Matumoto, falou sobre ‘PPC, Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão e Enade’. O juiz federal e presidente da Apajufe (Associação Paranaense dos Juizes Federais), doutor Anderson Furlan, veio para abordar o tema ‘Direito dos Animais’.
Outro assunto que chamou atenção dos participantes foi ‘Criação de um Tribunal Ambiental Internacional diante dos Desafios do Século 21’, discutido pela promotora de justiça Melissa Cachoni Rodrigues. O evento terminou com a palestra ‘Teoria e Prática das Obrigações na Atualidade’, ministrada pelo professor Adauto de Almeida Tomaszewski, da Unipar, Campus Paranavaí.
Durante as atividades, os participantes puderam conferir também lançamento de livros com temas pertinentes da área.