UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Toledo: Atacar lança o projeto Handebol Adaptado

Publicado em: 16/09/2011 às 15:06

Aprovado pelo Ministério do Esporte, projeto tem como objetivo difundir a modalidade

Professor Leonildo Bagio (de preto) com representantes de entidades durante o lançamento
Atletas da equipe Atacar/Unipar/Toledo/Volvo/Oi comemoram o lançamento
Atletas e representantes de entidades participaram do lançamento
Atletas e representantes de entidades participaram do lançamento
Equipe Atacar/Unipar/Toledo/Volvo/Oi durante os treinos

Estimular a prática de esportes e a inclusão social e difundir a modalidade. Esses são os principais objetivos do projeto, lançado na terça-feira, 13, na Universidade Paranaense – Unipar, Campus Toledo. O projeto é uma iniciativa da Atacar (Associação Toledense de Atletas em Cadeira de Rodas) e foi aprovado pelo Ministério do Esporte.

Durante a cerimônia de lançamento, o diretor do Campus, professor Leonildo Bagio, lembrou o trabalho desenvolvido pelo professor Décio Calegari, um dos criadores do handebol em cadeira de rodas. “Foi um projeto que nasceu aqui, depois bateu asas e voou”, disse, destacando também o envolvimento e a superação dos deficientes físicos que abraçaram a ideia e o trabalho desenvolvido pelos estudantes, hoje profissionais formados e que continuam envolvidos neste processo.

O projeto conta com apoio da Unipar, Oi Futuro e Prefeitura e patrocínio das empresas Volvo e Oi. Representantes das entidades envolvidas e atletas da equipe Atacar/Unipar/Toledo/Volvo/Oi também participaram do lançamento.

A Atacar atua desde 2005 e com a aprovação do projeto terá um novo impulso. “Os recursos vão permitir a compra de equipamentos e a contração de profissionais, o que possibilita ampliar e fortalecer o nosso trabalho”, ressaltou a presidente da entidade, Edna Zanetti.

Hoje a modalidade Handebol em Cadeiras de Rodas está sendo difundida em outros estados e até no exterior. Segundo o presidente da Abrhacar (Associação Brasileira de Handebol em Cadeiras de Rodas), Décio Calegari, que também participou do lançamento, a meta agora é incluí-la entre os esportes paraolímpicos.

“Estamos trabalhando neste sentido. Hoje contamos com 25 equipes divididas em dez estados brasileiros. O próximo passo é a realização do Campeonato Mundial, marcado para o mês de junho do próximo ano. Com isso, vamos dar mais visibilidade ao esporte e chamar atenção do Comitê Paraolímpico Internacional”.

Redes sociais>