Você está aqui: Notícias > Umuarama: Professores lançam livro de crônicas na Semana Literária do Sesc
Umuarama: Professores lançam livro de crônicas na Semana Literária do Sesc
Publicado em: 13/09/2011 às 17:04
A obra provoca reflexão sobre o papel do professor e a emoção de ensinar
Com o tema ‘Literatura e Sociedade’, começou ontem e segue até sexta-feira mais uma edição da Semana Literária do Sesc, com objetivo de incentivar a leitura entre crianças e adultos. Serão cinco dias recheados de muita cultura e diversão, com apresentações teatrais, exposições, workshops, debates, oficinas, mesa-redonda, lançamento de livros e contação de histórias, além da venda de obras a preços acessíveis.
A atração da abertura oficial do evento, realizada na noite de segunda-feira, foi o lançamento do livro de crônicas ‘Nos Bastidores da Razão: Emoção nas Vivências de Professores Universitários’, escrito pelos professores da Unipar Cacilda Zafaneli, Sônia Moro, Fernanda Matumoto, Hélcio Gonçalves, Rodrigo Oliva, Ezilda Jacomasse e Edlainy Cavalcante.
A obra, com 110 páginas, é composta de sete crônicas que provocam reflexões sobre o papel do professor, passando mensagens da importância do docente na vida das pessoas e da emoção que existe na arte de ensinar. O diretor do Campus-Sede, professor Nilvio Ourives dos Santos, foi o mediador dos debates. “Falar de obra literária, falar de literatura é sempre um prazer”, enalteceu ao se pronunciar, parabenizando os colegas pela iniciativa.
“Está sendo gratificante ter a oportunidade de publicar este livro; é uma experiência maravilhosa que enriquece nosso currículo. E para nós, a Unipar foi o berço de inspiração e realização desta obra que busca dar voz e vez à emoção”, afirma Cacilda Zafaneli, que assina também como organizadora, junto com Sônia Moro.
Durante o debate, os sete autores relataram seus objetivos e as motivações que os levaram a escrever e publicar o livro. “O momento é muito especial para este grupo de professores, que se orgulha do feito e de fazer parte de um outro grande grupo, o da Universidade Paranaense. Agradecemos imensamente o apoio da Unipar; foi de dentro de seus muros que saíram quase todas as histórias que estamos colocando nesta obra”, disse Sônia Moro.
Ao dar as boas-vindas aos escritores e ao público que lotou o auditório, a gerente do Sesc, Mauriza de Lima, disse que a Semana Literária, que chega à 30ª edição, é um dos eventos mais importantes da entidade. “Diria que é o nosso xodó”, pronunciou. Ela também elogiou a iniciativa dos professores da Unipar: “Ficamos honrados em termos sido escolhidos para o lançamento desta obra. Assim que recebi o pedido da professora Cacilda, já pensei em abrir a Semana com o lançamento, afinal, não há leitura sem escritor, e, para isso, de cara, temos sete e dos bons!”.
O livro tem prefácio de Domingos Pellegrini, um dos mais renomados escritores paranaenses. “É animador assinar um prefácio de um grupo que sabe se organizar e se expressar com eficiência e talento. Se a humanidade é feita de cultura e a cultura de iniciativas, este livro reúne ambas de forma exemplar”, coloca em seu texto.