Você está aqui: Notícias > Francisco Beltrão: Enfermagem faz balanço positivo de projetos
Francisco Beltrão: Enfermagem faz balanço positivo de projetos
Publicado em: 12/09/2011 às 16:42
Diversos projetos estão em prática, contemplando a terceira idade e adolescentes grávidas
O curso de Enfermagem da Universidade Paranaense – Unipar, em Francisco Beltrão, está com todo o prestígio. A convite de instituições, como prefeitura, Sesc, Sesi, Rotary Clube e Unimed, estudantes realizaram diversas atividades neste ano, de suporte em atendimentos e orientações em saúde.
Segundo a responsável técnica, Aparecida de Araújo Marchi, as atividades estão cada vez mais constantes e confirmam a importância dos serviços prestados e da formação de profissionais que atendem uma grande demanda na região. “Reconhecemos a importância das atividades como um laboratório, em que acadêmicos treinam sua capacidade profissional, atuando em ações preventivas e de esclarecimento, que são de suma importância na saúde da população”, destaca.
Uma das parcerias, desenvolvida no interior do município, visou o atendimento de primeiros socorros a jogadores em torneio de futebol suíço e de futevôlei, promoção do Rotary Clube de Francisco Beltrão Alvorada.
Outro destaque foi a participação de acadêmicas no programa ‘Alô Bebê’, mantido pela Assistência Social. Como a prioridade são gestantes adolescentes em situação de risco, as estudantes Indianara Carlotto e Natália Becker foram convidadas para palestrarem sobre ‘Parto e pós-parto’, enfatizando os tipos de parto, cuidados no pós-parto e o que acontece com a mãe e o bebê neste processo. “O assunto foi muito instigante para as participantes já que a hora do parto é o que mais as preocupa”, diz a responsável técnica.
Em 2011, o curso também participou de atividades relacionadas ao Dia Mundial da Saúde, acompanhadas pela coordenadora do curso, professora Lediana Dalla Costa, e pela RT. Foram realizadas aferição de pressão arterial e orientações sobre prevenção de câncer de mama e de útero e problemas da próstata. A equipe informa que o número de atendimentos aos homens superou ao das mulheres.
Atividade que também vem sendo realizada mensalmente é o projeto ‘Menina mulher’, que enfoca a prevenção da gravidez. O público-alvo é de adolescentes do Colégio Estadual Léo Flach, no bairro Padre Ulrico. A atividade está ligada ao movimento ‘Nós podemos Paraná e Nós podemos Francisco Beltrão’, que é voltado para o programa ‘Oito jeitos de mudar o mundo’, iniciativa do governo federal.
As acadêmicas que conduzem o projeto ‘Menina mulher’ afirmam que as adolescentes precisam de orientações sobre sexualidade: “É evidente a carência de informações sobre questões que ousamos supor que já estão bem entendidas. Os pais ainda têm grandes dificuldades de falar sobre o assunto com seus filhos, que ficam confusos ao ouvirem informações soltas lançadas na mídia sem o compromisso de educar”.
Contemplando cerca de trezentos idosos foi disponibilizado o projeto ‘Unipar Itinerante’. Além deste, predominou a participação de acadêmicos em ações promovidas pelo Sesc: Justiça no Bairro, Dia do Desafio e projeto Dia Mundial de Combate à Mortalidade Materna e Infantil. E, em parceria com o SESI, foi realizado teste de acuidade visual.