Você está aqui: Notícias > Semana da Pátria: Pedagogia relembra fatos históricos da política
Semana da Pátria: Pedagogia relembra fatos históricos da política
Publicado em: 12/09/2011 às 10:40
Debates marcaram o evento ligado ao 7 de setembro. Nas unidades, outras ações lembraram a data
A turma do 4º ano do curso de Pedagogia da Universidade Paranaense – Unipar, Campus Umuarama, se empenhou para manter viva a tradição das comemorações do 7 de Setembro. Por iniciativa dos formandos, o curso realizou atividades e comemorou o Dia da Independência do Brasil (em 6/9).
A atividade fez parte da disciplina de ‘Teoria e Prática de História e Geografia para o Ensino de Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental’, ministrada pela professora Rosângela Bressan. Para a ação, os estudantes das demais séries também foram convidados. Ao todo, 77 participaram.
Debates e preparo de práticas pedagógicas foram realizados, com ênfase em questionamentos da realidade, identificação de problemas e sugestão de possíveis soluções. A ação também priorizou reflexão sobre formas de atuação política institucional e organizações da sociedade civil, o papel do pedagogo educador, a necessidade da valorização do patrimônio sociocultural e cívico do povo brasileiro e o respeito à diversidade constituinte da nossa nação, reconhecendo-a como um direito dos povos no fortalecimento da democracia.
“Atividades como essa promovem a compreensão crítico-reflexiva para o fortalecimento da democracia como patrimônio sociocultural e cívico do povo brasileiro, bem como compara acontecimentos no tempo, tendo como referência anterioridade, posterioridade e simultaneidade nas semelhanças e diferenças dos processos sociais”, justifica a coordenadora do curso, professora Maria do Carmo de Oliveira Nogueira, que acompanhou a ação.
Nos Campi O Dia da Independência do Brasil também foi comemorado em outros Campi da Universidade Paranaense. Em Cianorte, coordenadores de curso e do Prove (Programa de Valorização da Educação), com orientação e participação do diretor, professor José Aparecido de Souza, se organizaram e participaram com os estudantes do desfile cívico realizado na avenida Souza Naves. Com mais de cem estudantes, a Unipar figurou como a única universidade presente e desfilou ao lado de entidades educacionais do município, corpo de bombeiros e polícias militar, ambiental, rodoviária e civil.
O Campus Guaíra também participou de desfile cívico, com mais de 1200 estudantes e funcionários. O curso de Administração levou faixa verde e amarela com quinze metros de cumprimento e usavam gravata ou lenço com as cores do município. As turmas de Direito e Pedagogia levaram faixas que contavam em números a história da Unipar. Gestão Ambiental desfilou com o tema ‘Áreas de Atuação’, usando camisetas do curso, jaleco e traje social. Os formandos de Direito também desfilaram de beca e com uma criança, representando o profissional do futuro, além de um outro pelotão com traje social, terno e gravata ou lenço vermelho.
Ainda no desfile em Guaíra, Pedagogia marcou presença com a Brinquedoteca; estudantes usaram trajes sociais com lenços verde e amarelo, jaleco e becas. Estética e Cosmética usou trajes e maquiagens de época dos anos 20, 50, 60, 80 e atual e fizeram caracterização com países como Espanha, Japão, França, Índia, Egito, Paraguai e o Brasil. Enfermagem homenageou a precursora Florence Nathinguele, representou a saúde da mulher, prevenção e promoção no combate às drogas e o profissional de Enfermagem. A turma de Sistemas de Informação representou os profissionais do futuro e Matemática, os teóricos. Faixas dos demais Campi também foram carregadas. Mais de 25 mil prestigiaram o evento.
Em Paranavaí, a unidade foi revestida com as cores do Brasil. Bandeiras e adereços enfeitavam os corredores e portas do Campus. Tudo para que a data fosse lembrada e celebrada.