Você está aqui: Notícias > Paranavaí: Jornada de Enfermagem discute atenção à saúde
Paranavaí: Jornada de Enfermagem discute atenção à saúde
Publicado em: 08/09/2011 às 16:09
Evento atraiu também estudantes de cursos técnicos e do ensino médio
Subsidiar a qualificação dos profissionais enfermeiros desde a sua formação acadêmica, despertar no estudante o interesse da busca incessante por atualização e a consequente melhoria da formação científica, levar assuntos extracurriculares que irão contribuir para a qualidade do ensino em Enfermagem e possibilitar aos graduandos o intercâmbio com profissionais experientes e qualificados. Com estes objetivos o curso de Enfermagem da Universidade Paranaense – Unipar, Campus Paranavaí, promoveu sua 7ª Jornada (entre 24 a 26/8).
Além de estudantes da graduação, o evento reuniu alunos de cursos técnicos e de ensino médio. Incentivar a busca de qualificação acadêmica, ética profissional e senso crítico; favorecer a integração dos profissionais da área da saúde e divulgar as atividades do curso de Enfermagem e da Universidade no contexto social, econômico e de saúde na região também foram objetivos pautados pelo evento.
A coordenadora do curso, professora Simone Cristina Baggio, abriu o evento. Em discurso, enfatizou a necessidade do estudo e da dedicação enquanto graduando, para uma formação qualificada e que atenda as exigências do mercado de trabalho. Para tanto, o evento contou com temas referentes à atenção primária e secundária a saúde e atendimento pré-hospitalar.
“O intuito principal foi trazer para a realidade dos estudantes assuntos atuais e relevantes na formação do enfermeiro”, destaca a coordenadora. “A Jornada foi um sucesso, sendo palco para ilustres palestrantes na área da saúde”, emenda. ‘Suporte Básico de Vida: Atendimento Pré-Hospitalar’ foi o tema ministrado pelo subtenente do corpo de bombeiros de Maringá/PR, Ariosvaldo Marques Godinho, que é socorrista do Siate/Samu Maringá, instrutor e monitor do curso de Urgências e Emergências da Faculdade Maringá.
No dia seguinte foi a vez da técnica administrativa do setor de saúde do Sesc, coordenadora e docente do curso de Enfermagem da Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí, enfermeira Maria Antônia Ramos Costa, palestrar sobre ‘Atuação do Enfermeiro na Atenção Básica do Sistema Único de Saúde’. Na sequência, a enfermeira residente do serviço de urgência e emergência do Hospital das Clínicas de Curitiba/PR e enfermeira do Programa de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Enfermagem do Coren/PR, Tatiana Braga Camargo, ministrou a palestra ‘Cuidados de Enfermagem com o Catéter de Swan Ganz’.
No último dia, a médica infectologista, doutora Gislaine Rogéria Erédia Araújo, abordou ‘Hepatites’ e a enfermeira epidemiologista da Secretaria de Saúde de Paranavaí, Edna Arrotéia da Silva, falou sobre ‘O Papel do Enfermeiro no Manejo das Hepatites’. O presidente da Sociedade Médica de Paranavaí e vice-presidente da Associação Médica do Paraná, doutor Leonidas Favero Neto, também prestigiou o evento. O grupo ‘Vivendo na Flauta Doce’ abrilhantou com apresentação na abertura.
“Esperamos com esse evento e outros similares contribuir na formação de profissionais com uma visão global dos problemas sociais e de saúde, porque ser enfermeiro é ser sinônimo de cuidado, é ter nas mãos a maior de todas as obras, o corpo humano, o templo do espírito de Deus, isso faz do profissional da saúde um ser especial e principalmente a Enfermagem por estar mais envolvida com o cuidar do outro nas diferentes fases do ciclo de vida”, pontua Simone Baggio.
“Desta forma, é imprescindível que os profissionais tenham conhecimento, habilidade, competência para cuidar da saúde das pessoas; é para isso que tais eventos científicos buscam esse aprimoramento do conhecimento, lapidando informações e desenvolvendo o senso crítico e reflexivo do futuro profissional da enfermagem”, ratifica.