UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Cascavel: Tecno Engenharia é tema de Semana Acadêmica

Publicado em: 08/09/2011 às 15:44

Evento focou energias alternativas, automação industrial, robotização e locação de obra digital

Acadêmicos interagem durante Semana Acadêmica
Acadêmicos interagem durante Semana Acadêmica
Os engenheiros Marcelo Ribeiro (coordenador) e Cassiporé Motta
Professora Célia Regina Fontes, mestre de cerimônia

Discutir sobre a aplicação de tecnologias modernas no dia a dia do canteiro de obras foi a proposta da 2ª Semana Acadêmica do curso de Engenharia Civil da Universidade Paranaense – Unipar. O evento levantou ideias sobre a temática ‘Tecno Engenharia: da teoria à prática’.

Ao abrir o evento, o coordenador do curso, professor Marcelo Ribeiro, enfatizou que o engenheiro do novo milênio deve estar atento às mudanças, para incorporar tecnologias (máquinas e ferramentas) ao seu trabalho, objetivando uma obra com melhor qualidade, em um tempo menor, a um custo justo.

O foco também foi para o imenso campo de trabalho que se abre, compreendendo energias alternativas, automação industrial, robotização do canteiro de obras, locação de obra digital, entre outras. “A obra tende a deixar de ser um trabalho artesanal, para cada vez mais se aproximar de um processo industrial e agregar maior eficiência dos processos”, posicionou-se.

Segundo o professor, cabe ao engenheiro o papel de atravessar o rio intransponível, ligar cidades isoladas e construir sonhos: “O importante é não esquecer aquilo que existe de mais belo na profissão, a interação homem/natureza; com o homem engenhando alternativas para transpor os obstáculos, sem nunca deixar de respeitar a técnica e as forças da natureza, pois, como sabemos, ela é implacável quando resolve cobrar o seu preço”.

A palestra de abertura fez uma ‘Introdução à Energia Eólica’. O engenheiro Cassiporé Motta, de Palmas, apresentou relato histórico sobre o posicionamento atual da energia no Brasil e no mundo, com vistas para o futuro. Fotos de obras civis de um Parque Eólico ilustraram sua fala. “Essa é a oportunidade de trazer para os jovens um mercado novo, que oferta inúmeros empregos”, afirmou.

O professor da UTFPR, engenheiro agrimensor Mosar Botelho, ministrou sobre ‘Tecnologias de mensuração’, apontando as principais pesquisas de precisão na área da Engenharia Civil: “Sabemos que tem alguém monitorando a obra e que a preocupação maior deve ser com a segurança de vida e garantia de estabilidade”.

Outros convidados foram os engenheiros Marcelo Azevedo, que palestrou sobre ‘Maccaferri Ambiental’; Rodrigo da Silva, com experiência em ‘Construção Energitérmica Sustentável’; Guilherme de Oliveira, que mostrou ‘Novas tecnologias aplicadas à automação topográfica e geodésica’; Milton Podolak Junior abordou sobre ‘A Instituição Pública e seus os desafios na infraestrutura do futuro’; Robenson Minski pontuou ‘Integração entre teoria e prática em estruturas’.

Também foi oferecido minicurso em Matlab, com a professora Eliana Walker e oficina de raciocínio lógico, com o professor Marcelo Ribeiro.

Redes sociais>