UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Guaíra: Via Cisi, Sistemas de Informação cria software para o Sajug

Publicado em: 06/09/2011 às 17:08

Atividade complementa o processo de adaptação tecnológica do Sajug e otimiza trabalhos

Professoras Angélica de Matos, do Sajug, e Suzete Gandin, do Cisi: integração para aperfeiçoamento
Projeto facilita e otimiza rotina de trabalho do Sajug

Trabalhar em conjunto para o aperfeiçoamento dos serviços de atendimento à comunidade. É isso que os cursos de Sistemas de Informação e Direito da Universidade Paranaense – Unipar, Campus Guaíra, buscaram com a mais recente atividade que desenvolveram.

Via Cisi (Centro Integrado de Soluções em Informática) do curso de Sistemas de Informação, o Sajug (Serviço de Assistência Judiciária Gratuita), do curso de Direito, passa por processo de adaptação das novas ferramentas tecnológicas diante da informatização dos processos na vara da família, infância e da juventude e os de competência da justiça federal.

Trata-se de um software desenvolvido com o auxílio de cinco estudantes da 3ª série de Sistemas de Informação sob orientação da coordenadora do Cisi, professora Suzete Joseia Gandin.

“Com o processo de informatização surgiu a necessidade de utilizar programas de software para o controle e gerenciamento dos processos judiciais, visando garantir o cumprimento dos prazos processuais e melhoria na qualidade do trabalho como organização, controle, eficiência, qualidade, precisão entre outros”, explica a coordenadora do Sajug, professora Daniela Senhorini.

“O acompanhamento dos casos envolve todos os trâmites judiciais pertinentes, sendo que os integrantes do Sajug não apenas ajuízam as ações nos órgãos do poder judiciário, mas devem, ademais, observar os prazos judiciais e manifestação das partes, através de peças jurídicas nos autos ou via projudi e e-proc”, emenda.

Para desenvolvimento do software, a turma do Cisi passou pelas etapas de levantamento de dados, análise do sistema, projeto do sistema, implementação, teste e implantação. “O projeto é um software para desktop desenvolvido em delphi 7 e utilização do banco de dados firebird”, explica Suzete Gandin.

A coordenadora do Cisi explica também que o sistema cadastra professores, alunos, natureza de ação, Vara, clientes (partes envolvidas no processo) e fase. “Estes cadastros servem para alimentar a funcionalidade principal, que é a abertura de processos e atualizações sobre seu andamento como fases do processo até seu arquivamento”. O sistema ainda controla os horários dos estudantes que estagiam no local, os processos sob sua responsabilidade e os professores orientadores de cada aluno, fornecendo informações sobre processos por fase, natureza e audiências.

“Ele facilita a rotina de trabalho do Sajug que somente no período de janeiro a junho realizou 250 atendimentos, 195 arquivos/consultas ou triagens indeferidas, 188 petições iniciais e respostas criminais e 245 audiências realizadas”, informa a docente.

“Foi realmente um trabalho importante, pois os estudantes envolvidos participaram de todas as etapas de desenvolvimento de um software, desde análise até a implementação”, destaca Suzete Gandin. “O Cisi é um projeto importante para o curso. Ele visa preparar o aluno para o mercado de trabalho e os que participam têm a oportunidade de se aperfeiçoar nas diversas ramificações que compõem a área de Sistemas de Informação. Todos os graduandos do curso, participantes ou não do projeto, podem usufruir da infraestrutura do Cisi”, avisa.

Redes sociais>