Você está aqui: Notícias > Umuarama: Ética e Direitos Humanos envolvem a 6ª Jornada de Serviço Social
Umuarama: Ética e Direitos Humanos envolvem a 6ª Jornada de Serviço Social
Publicado em: 05/09/2011 às 11:33
Apresentação cultural, mesa-redonda e palestras integraram a programação
Estudantes, professores e profissionais se reuniram na 6ª Jornada do curso de Serviço Social da Universidade Paranaense - Unipar. Com o tema ‘Ética e Direitos Humanos, o encontro foi marcado por palestras, minicursos, mesa-redonda e atividades culturais (entre 22 e 30/08).
O diretor do Campus-Sede, professor Nilvio Ourives dos Santos, prestigiou a abertura destacando a importância do evento para a formação acadêmica dos estudantes. Depois, as turmas assistiram um vídeo com momentos marcantes da graduação dos formandos.
Durante a semana, a abertura das atividades contou com apresentação cultural de estudantes do curso e de outras graduações. Em mesa-redonda, os professores da Unipar Jorge Antônio Vieira, Fernanda Matumoto e Mileni Secon debateram sobre ética e direitos humanos.
Para palestrar o tema ‘Direitos humanos e criança e adolescente’ foi convidada a assistente social e professora doutora da Unioeste, Zelimar Bidarra. Ética foi o assunto abordado pelo professor Clademir Miller, da rede estadual de ensino. Apresentação de trabalhos científicos também fez parte da programação.
Dois minicursos encerraram a Jornada: Gestão Pública e Família Contemporânea, ministrados pelas professoras do curso, Edyane Silva Gislaine Ramires, Rúbia Piovezan e Mileni Secon.
Segundo a coordenadora do curso, professora Elmides Maria Araldi, o encontro é um momento de reflexão e aprimoramento para a formação profissional e fortalecimento do projeto ético-pedagógico do serviço social.
“É quando discutimos temáticas que envolvem a realidade social na qual o assistente social desenvolve seu exercício profissional, sempre com o objetivo de defender e buscar garantir os direitos humanos da população usuária de seus serviços”, ressaltou, acrescentando que a participação dos estudantes na 2ª Conferência Municipal da Juventude fez parte das atividades.