Você está aqui: Notícias > Com mais de trinta integrantes, ‘Coro Unipar’ ensaia novo espetáculo
Com mais de trinta integrantes, ‘Coro Unipar’ ensaia novo espetáculo
Publicado em: 02/09/2011 às 16:12
‘Nos Tempos da Brilhantina’ promete encantar o público com músicas que marcaram os anos sessenta
Voltar ao passado, numa viagem para relembrar e matar saudades de sucessos musicais que marcaram época. Essa é a proposta do novo espetáculo que o coral ‘Coro Unipar’ da Universidade Paranaense está ensaiando e que promete encantar o público. ‘Nos Tempos da Brilhantina’ reúne clássicos dos anos 60 e da Jovem Guarda.
A preparação do elenco começou em março e a partir deste mês os trabalhos estão sendo intensificados, com ensaios já no palco. São 11 sucessos musicais de Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Vanderleia, Beatles, entre outros. “O grupo está animado e tenho certeza que o público vai gostar desse novo espetáculo”, diz o regente do coral, o músico Marco Aurélio.
Alguns trechos desse novo número já estão sendo mostrados em aberturas de jornadas dos cursos da Unipar. A partir de setembro o grupo apresenta a versão completa em Umuarama e cidades da região.
Além da apresentação das músicas, o ‘Coro Unipar’ se destaca por usar em seus espetáculos a expressão corporal, figurinos, encenações e enredos. “Nosso diferencial está na exploração do coro-cênico, juntando o teatro, a música e a dança”, afirma o regente.
Com 35 integrantes e coordenado pela Diretoria de Cultura e Divulgação da Unipar, o projeto busca promover a arte no contexto universitário e a convivência entre estudante e comunidade, tendo a música como uma fonte de cultura e desenvolvimento pessoal e social.
O grupo é formado por pessoas da comunidade, funcionários, ex-alunos e estudantes da Unipar, sendo nove bolsistas do Pibia (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Artística), mantido pela DEGCD/Unipar. Jéssica Kopanski é um deles. A aluna de Publicidade e Propaganda recebe auxílio financeiro da Universidade para mostrar seu talento nos palcos.
“Além da ajuda de custo, aqui tenho a oportunidade de enriquecer como pessoa, desenvolvendo minhas habilidades e me aproximando mais da comunidade por meio da arte e da inclusão social”, conta.
Anderson Santos se formou em Direito pela Unipar e há sete anos também participa do coral. “Mesmo depois de terminar o curso resolvi continuar; ganhei muitos amigos aqui, sem contar que eu adoro música e é muito gratificante poder me expressar através dela”.
13 anos de sucesso
O ‘Coro Unipar’ começou suas atividades em 1998 e, no decorrer desses 13 anos, já montou diversos espetáculos que encantaram as plateias. Entre eles, ‘Amor e Música’, baseado na obra ‘Fantasma da Ópera’, com figurinos e cenário de época, e ‘Coração Nordestino’, obra que mescla um típico caso de amor, saudade e reencontro.
Todos os espetáculos foram apresentados no Feitu (Festival Intercampi de Talento Universitário), em Umuarama, e em outras cidades, como Cianorte, Londrina e Araruna. Também foram levados para os encontros de corais de Umuarama, Paranavaí e Maringá.
Marco Aurélio, o regente, entrou no grupo em 2008 na função de pianista. A coordenação, assumiu este ano. Ele também rege o coral da prefeitura de Umuarama.
“Estou adorando essa nova experiência. A turma está concentrada nos ensaios e, com incentivo e apoio da Unipar, vamos nos dedicar ao máximo para levar mais cultura à comunidade”, exclama.