Você está aqui: Notícias > Toledo: Estudantes são recebidos para estágio em grande indústria farmacêutica
Toledo: Estudantes são recebidos para estágio em grande indústria farmacêutica
Publicado em: 01/09/2011 às 18:00
Alunos do 5º ano vivenciam dia a dia em vários setores da Prati Donaduzzi
O Estágio Supervisionado é uma das atividades pela qual o graduando deve passar para se formar. Em todos os cursos, os alunos devem cumprir uma determinada carga horária com atividades em empresas do ramo escolhido para graduação.
No curso de Farmácia da Universidade Paranaense – Unipar, Campus Toledo, 32 estudantes do 5º ano estão tendo a chance de passar pela experiência do dia a dia de trabalho em uma importante indústria farmacêutica.
Trata-se da Prati Donaduzzi, empresa do município que deu início às suas atividades em 1993 com a produção de medicamentos na área hospitalar, “mas que alcançou destaque no cenário nacional a partir do desenvolvimento da linha de medicamentos genéricos”, atenta a coordenadora do curso, professora Patrícia Doblinski.
O estágio teve início em julho e os estudantes devem cumprir, até o final do ano, 160 horas. “Primeiramente eles passaram por treinamento em BPF (Boas Práticas de Fabricação), ministrado por farmacêuticos e outros profissionais da empresa”, explica a coordenadora.
“Após este treinamento, foram divididos em pequenos grupos e agora têm a oportunidade de vivenciar as tarefas diárias da indústria, colocando em prática os aprendizados adquiridos em sala de aula”, emenda.
Lá, os futuros farmacêuticos também conheceram outros ambientes de estágio, entre eles, os setores de preparo de sólidos, embalagem de líquidos (xaropes, suspensão, elixir, diluente e emulsão) e semissólidos (creme gel e pomada), envase de líquidos (xarope, suspensão), preparo de líquidos, emblistamento de sólidos e compressão de sólidos.
No curso, os estágios começam na terceira série. Os alunos estagiam em diferentes áreas de atuação, como análises clínicas, indústria de alimentos, farmácias comerciais, farmácia escola, unidades básicas de saúde e farmácia hospitalar, além da indústria de medicamentos. Ao todo, os graduandos cumprem 960 horas de estágio.
Para a professora, a oportunidade que os graduandos têm no estágio é importante para a formação profissional. “Eles estão em contato com um ambiente dinâmico, inovador e que vai agregar muito à sólida formação que estão recebendo na Universidade”.