Você está aqui: Notícias > Cianorte: Gestão Ambiental visita a estação de tratamento de esgoto
Cianorte: Gestão Ambiental visita a estação de tratamento de esgoto
Publicado em: 01/09/2011 às 16:40
Referência na região, a ETE se destaca pelas novas tecnologias aplicadas
Ultrapassar os muros da Universidade para enriquecer ainda mais o conhecimento recebido em sala de aula, vivenciando na prática o que assimilam dos livros e falas dos professores. Estes foram objetivos dos estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental da Universidade Paranaense – Unipar, Campus Cianorte, em visita técnica realizada a uma estação de tratamento de esgoto.
O grupo esteve na ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) São Tomé, de Cianorte, gerenciada pela Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná). A atividade fez parte da prática das disciplinas de ‘Gestão de Resíduos Sólidos e Efluentes Gasosos’ e ‘Saneamento Ambiental’.
Os professores destacam que a aula foi muito produtiva. “Os estudantes tiveram a oportunidade de visualizar os processos de tratamento (físicos e biológicos) empregado na ETE, assunto que estudaram na teoria. As aulas práticas são de suma importância para o Gestor Ambiental, pois é neste momento que o graduando se depara com futuro ambiente de trabalho e, assim, proporciona um melhor desempenho quando formados”, destaca o professor, Wilsandrei Cella.
A visita, que teve por objetivo de verificar na prática as tecnologias e metodologias aplicadas e as formas de controle e gerenciamento de uma estação de tratamento de esgoto, também proporcionou ao grupo visualizar e verificar as dimensões necessárias para a implantação de uma ETE que atende ao município e discutir os pontos positivos e negativos do processo como um todo.
“A visita foi essencial para a real compreensão dos processos de tratamento de esgotos, principalmente no que concerne aos processos biológicos, que são de difícil abstração”, observa a professora Vivian Cionek. “É realmente fundamental o envolvimento dos futuros profissionais em vivências práticas”, completa a coordenadora do curso, professora Simone de Jesus Dematei Gregio.