UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

 

0800 601 4031

NOTÍCIA

Umuarama: Estudantes de Engenharia Agronômica participam da 1ª Jornada

Publicado em: 01/09/2011 às 15:51

Profissionais foram convidados para dividir conhecimentos sobre assuntos pertinentes da área

O palestrante Luciano Gasques
Estudantes de todas as séries participaram
O palestrante José Cosme de Lima
O palestrante José Cosme de Lima

Com o tema ‘Cultivos Florestais e Sustentabilidade Agrícola’, o curso de Engenharia Agronômica da Universidade Paranaense – Unipar, Campus Umuarama, realizou sua 1ª Jornada Acadêmica. Em palestras, profissionais da área dividiram conhecimentos com os estudantes (entre 16 e 18/08).

O diretor da Unidade, professor Nilvio Ourives, prestigiou. O encontro começou com o biólogo da Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural), José Cosme de Lima, falando sobre ‘Sistemas Agroflorestais’. Depois, o coordenador curso de Ciências Biológicas, professor Luciano Gasques, explicou como a biotecnologia pode contribuir para a preservação das florestas nativas.

Outros temas que chamaram a atenção dos participantes foram ‘Aspectos legais e técnicos das reservas legais’, abordado pelo professor Erci Quiqui, da Universidade Estadual de Maringá, e ‘Benefícios das florestas para a agricultura e o homem’, ministrado pelo técnico do IAP (Instituto Ambiental do Paraná), Cesidio Orben.

Para falar sobre ‘Sistema agrosilvipastoril’ a comissão organizadora convidou o engenheiro agrônomo da Emater, Anísio Menarin Filho. A Jornada terminou com a palestra do mestrando em Biotecnologia da Unipar e engenheiro agrônomo da Emater, Antonio de Pádua Salvado, que abordou o tema ‘Pupunha e palmeira real no noroeste do Paraná’.

“A Jornada proporcionou aos estudantes a oportunidade de conhecer os avanços técnico-científicos sobre os cultivos florestais e, ao mesmo tempo, desenvolver o espírito ético ambiental e empreendedor no setor agrícola”, ressaltou a coordenadora do curso, professora Glaciela Kaschuk, satisfeita com a troca de conhecimentos e a integração das turmas.

Redes sociais>