UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Dia do Psicólogo: Em Umuarama, data é comemorada com Jornada

Publicado em: 31/08/2011 às 17:00

Palestras, cursos, evento artístico e confraternização pautaram o evento

Mais de duzentos participaram dos debates propostos pela JOP
Os professores Daniele, Tereza, Nilvio, Ângela e Irineia na abertura da jornada
Coro Unipar abrilhantou abertura
Para cativar, livros foram sorteados entre participantes
Para cativar, livros foram sorteados entre participantes
Para cativar, livros foram sorteados entre participantes
Para cativar, livros foram sorteados entre participantes
Para cativar, livros foram sorteados entre participantes
Para cativar, livros foram sorteados entre participantes

Uma semana voltada ao conhecimento, integração e atualização profissional. Foi assim que o curso de Psicologia da Universidade Paranaense – Unipar comemorou o ‘Dia do Psicólogo’, festejado em 27/8. O evento fez parte da 14ª JOP (Jornada de Psicologia), realizada em Umuarama (entre 23 e 27/8). Mais de duzentos participaram, entre estudantes, professores, ex-alunos e profissionais.

Mesas-redondas, cursos, palestras e conferências pautaram o evento. A semana teve início com abertura oficial no Teatro Neiva Pavan Machado Garcia, abrilhantada com apresentação do Coro Unipar. O grupo contemplou a plateia com trechos do espetáculo ‘Nos Tempos da Brilhantina’. O diretor do Campus, professor Nilvio Ourives dos Santos, e a diretora do Instituto de Ciências Biológicas, Médicas e da Saúde, professora Irineia Bareta, também prestigiaram.

O primeiro tema em pauta foi debatido em mesa-redonda. ‘Diferença de Gênero e Direitos Humanos’ ficou a cargo da professora doutora do mestrado em Direito Processual e Cidadania da Unipar, Tereza Rodrigues Vieira, e da professora doutora e assessora técnica do UNFPA (Fundo de População das Nações Unidas), Ângela Donini.

No dia seguinte os participantes prestigiaram a mesa ‘Diálogos: Contribuições da Filosofia para a Psicologia’, com os professores Ester Maria Dreher Heuser e Claudinei Aparecido de Freitas Silva, da Unioeste/Toledo; Maria Lúcia Boarini, da UEM; e Rafael Fernando Hack, doutorando em Filosofia pela UFSCar.

Na quinta-feira (25), aconteceram os cursos ‘Intersecções Entre Neurociência e Psicologia’, com a psicóloga e coordenadora da formação em sociopsicomotridade de Curitiba/PR, Maria da Graça Veiga Conceição; ‘Acompanhamento Terapêutico e Atendimento Extraconsultório Como Prática do Terapeuta Analítico-Comportamental’, com o coordenador do Curso de Formação Avançada e Acompanhamento Terapêutico e Atendimento Extraconsultório do Núcleo Paradigma/SP, Fernando Cassas; e ‘Psicologia e Prevenção de Acidentes de Trabalho: Diálogo e Atuação’ com a psicóloga Adriana Rodrigues Fernandes, que é funcionária da Wipro Technologies, multinacional indiana prestadora de serviços para Ambev, na área de treinamento e desenvolvimento.

Na sexta-feira os participantes assistiram à palestra ministrada pela professora doutora do Centro Universitário de João Pessoa e consultora do Conselho Federal de Psicologia na área de Psicologia das Emergências e dos Desastres, Ângela Elizabeth Lapa Coelho.

A comissão organizadora ficou muito satisfeita com os resultados. “Os objetivos foram plenamente alcançados, principalmente no que tange à diversidade e amplitude de referências teóricas e abordagens metodológicas na atuação do profissional da psicologia. Também ficamos felizes com o bom desempenho de nossos alunos, que foram participativos o tempo todo”, destaca a coordenadora do curso, professora Danielle Barreto.

Citando a palestra de sexta-feira, diz que a programação agradou porque foi eclética: “Ela nos permitiu refletir sobre a atuação do psicólogo junto à Defesa Civil, na prevenção de acidentes ambientais e na atuação junto às populações que sofreram com situações de desastres ambientais ou outros de grande porte, como queda de avião”.

Quem participou como ouvinte, também aprovou. “Foram momentos em que pudemos atualizar nossos conhecimentos e refletir sobre novos modos de atuação profissional”, comenta o aluno do quinto ano, Rivaldo Vieira.

A JOP foi encerrada com a conferência ‘Subjetividade e Trabalho’, tema abordado pelo professor doutor da PUCSP, Odair Furtado. Na sequência, em almoço de confraternização todos brindaram o Dia do Psicólogo.

“O almoço marcou o término de um encontro extremamente potente e a celebração importante data. A conferência do professor Odair Furtado foi de muita importância para a formação de nossos alunos e atualização de nossos docentes. Foi um encontro inédito, mas que já deixa saudade”, avalia a coordenadora.

Redes sociais>