UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

 

0800 601 4031

NOTÍCIA

Umuarama: Arquitetura elabora projeto para o Lar São Vicente de Paulo

Publicado em: 30/08/2011 às 17:20

Nova ala tem 26 leitos e sala de áudio e vídeo. Parceria vem desde 2005

A nova ala tem 477 metros quadrados
A nova ala tem 477 metros quadrados
O presidente da entidade, Ivan Beluce, durante a cerimônia de inauguração
O espaço dispõe de uma sala de áudio e vídeo
A ala tem quartos individuais, duplos e triplos
A ala tem quartos individuais, duplos e triplos
A ala tem quartos individuais, duplos e triplos
Os idosos terão à disposição dois banheiros coletivos
Os idosos terão à disposição dois banheiros coletivos
Os idosos terão à disposição dois banheiros coletivos
Maria Mendes, Ivan Beluce e autoridades descerram a placa de inauguração
Ivan Beluce, Maria Mendes e Wanda Bononi

A responsabilidade social é um dos pilares que movem a Universidade Paranaense - Unipar. Prova disso, são os projetos de extensão que buscam a melhoria da qualidade de vida das comunidades atendidas. Um deles é o EMA (Escritório Modelo Arquitetura), desenvolvido pelo curso de Arquitetura e Urbanismo.

Com alunos de várias séries, o EMA presta serviços à comunidade. Um dos ‘clientes’ mais solicitados é o Lar São Vicente de Paulo. Lá, a equipe do EMA já desenvolveu vários projetos; o mais recente foi a projeção de uma nova ala, inaugurada com a presença de autoridades, empresários e lideranças da comunidade (em 20/08). Os professores Nilvio Ourives dos Santos, diretor do Campus-Sede, e Wanda Bononi, coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, representaram a Unipar.

A nova ala, batizada de ‘Catarina Labouré’, religiosa francesa canonizada após contato com Nossa Senhora das Graças, ocupa uma área de 477m2. São 16 quartos, sendo 8 individuais com banheiro, e 8 com 2 e 3 camas, num total de 26 leitos. O espaço também dispõe de dois banheiros coletivos e uma sala de áudio e vídeo, que dará mais conforto aos novos moradores.

“Uma das nossas funções é estar em contato com o público que nos cerca e o Lar é uma das entidades que a Unipar faz questão de auxiliar. Foi um projeto muito bem elaborado pelos estudantes de Arquitetura, com resultado excelente”, ressaltou o diretor, na cerimônia.

Para a construção da nova obra, a entidade recebeu ajuda de voluntários. O trabalho dos estudantes durante a execução do projeto foi acompanhado de perto pela coordenadora do curso.

“Preocupamo-nos, essencialmente, em dar qualidade ao ambiente, além de beleza e funcionalidade”, colocou Wanda Bononi, lembrando que o projeto é importante, também, para os estudantes. “Nessa parceria, eles têm a possibilidade de colocar em prática o que aprendem em sala de aula e, ao mesmo tempo, exercitar a cidadania, contribuindo para o bem-estar dos idosos”, destaca.

Segundo o presidente da entidade, Ivan Belice, a parceria entre o curso de Arquitetura e Urbanismo e o Lar São Vicente de Paulo vem desde 2005 e, de lá pra cá, vários projetos já foram realizados.

“Os estudantes fizeram um ótimo trabalho; tudo foi desenvolvido dentro das normas, o que possibilitou uma melhor acessibilidade dos idosos, refletindo principalmente no conforto”, elogiou. Segundo ele, o próximo passo é a elaboração do projeto da nova lavanderia e adequação das alas antigas ao padrão da nova.

A entidade atende atualmente 96 idosos e os trabalhos são coordenados pela irmã Maria Mendes.

Redes sociais>