Guaíra: Estudantes de Gestão Ambiental participam de visitas técnicas
Publicado em: 24/08/2011 às 16:26
Aterro sanitário, referência na região, e Museu Municipal fizeram parte do roteiro
Fundamentar as teorias estudadas em sala de aula. Foi com este propósito que o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental da Universidade Paranaense – Unipar, Campus Guaíra, promoveu diversas aulas práticas. Atividades contemplaram turmas do primeiro e segundo ano.
Uma delas aconteceu em visita técnica ao aterro sanitário do município, onde os graduandos conheceram o processo de funcionamento do local. Os professores Idivaldo Capatti, Gisieli Kramer e Rosiley Pacheco, coordenadora do curso, acompanharam o grupo. O aterro fez parte do roteiro, segundo os professores, por apresentar laudo geológico, lagoas de tratamento e as saída de gases de acordo com as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
Os estudantes visitaram também o Museu Municipal, onde foram recebidos pela historiadora Maria Dolores da Rosa. O grupo pôde observar os tipos de fósseis da região e assistir a um vídeo sobre a evolução da história do Paraná.
As atividades continuaram. Nos laboratórios de zoologia e anatomia, o professor Julio Cesar Juvenal falou sobre répteis e explicou como acontece o desenvolvimento do mosquito da dengue e de insetos nas águas limpas.
“Todos os conhecimentos que adquirimos nessas aulas são fundamentais na luta pela conservação do meio ambiente”, afirmou a aluna Kaena Luiza Vanzin. A colega Ivani Berton Pacheco acrescenta: “Aliar teoria à prática é de extrema importância no decorrer das atividades acadêmicas”.
Para a coordenadora, as ações desenvolvidas são relevantes na graduação: “A proposta é trabalhar para fortalecer o interesse dos futuros gestores ambientais pelo aprendizado sólido”.