UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Guaíra: Estudantes de Gestão Ambiental participam de visitas técnicas

Publicado em: 24/08/2011 às 16:26

Aterro sanitário, referência na região, e Museu Municipal fizeram parte do roteiro

Estudantes e professores posam para foto no aterro sanitário
Grupo observa objetos do Museu Municipal
Estudantes posam para foto na frente do Museu Municipal
Turma atenta às explicações do professor no laboratório de anatomia
Aliando teoria à prática: estudantes durante as atividades
O grupo conheceu o processo de funcionamento do aterro sanitário
O grupo conheceu o processo de funcionamento do aterro sanitário

Fundamentar as teorias estudadas em sala de aula. Foi com este propósito que o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental da Universidade Paranaense – Unipar, Campus Guaíra, promoveu diversas aulas práticas. Atividades contemplaram turmas do primeiro e segundo ano.

Uma delas aconteceu em visita técnica ao aterro sanitário do município, onde os graduandos conheceram o processo de funcionamento do local. Os professores Idivaldo Capatti, Gisieli Kramer e Rosiley Pacheco, coordenadora do curso, acompanharam o grupo. O aterro fez parte do roteiro, segundo os professores, por apresentar laudo geológico, lagoas de tratamento e as saída de gases de acordo com as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Os estudantes visitaram também o Museu Municipal, onde foram recebidos pela historiadora Maria Dolores da Rosa. O grupo pôde observar os tipos de fósseis da região e assistir a um vídeo sobre a evolução da história do Paraná.

As atividades continuaram. Nos laboratórios de zoologia e anatomia, o professor Julio Cesar Juvenal falou sobre répteis e explicou como acontece o desenvolvimento do mosquito da dengue e de insetos nas águas limpas.

“Todos os conhecimentos que adquirimos nessas aulas são fundamentais na luta pela conservação do meio ambiente”, afirmou a aluna Kaena Luiza Vanzin. A colega Ivani Berton Pacheco acrescenta: “Aliar teoria à prática é de extrema importância no decorrer das atividades acadêmicas”.

Para a coordenadora, as ações desenvolvidas são relevantes na graduação: “A proposta é trabalhar para fortalecer o interesse dos futuros gestores ambientais pelo aprendizado sólido”.

Redes sociais>