UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Umuarama: GR é bicampeã paranaense pré-infantil e hexa na Taça SP

Publicado em: 19/08/2011 às 15:14

Em temporada de quinze dias de competição, equipe fez bonito e voltou com muitas medalhas

Troféus e medalhas: Ginastas brilharam e fizeram bonito nas competições
Troféus e medalhas: Ginastas brilharam e fizeram bonito nas competições
Troféus e medalhas: Ginastas brilharam e fizeram bonito nas competições
Troféus e medalhas: Ginastas brilharam e fizeram bonito nas competições
Troféus e medalhas: Ginastas brilharam e fizeram bonito nas competições
Troféus e medalhas: Ginastas brilharam e fizeram bonito nas competições
Troféus e medalhas: Ginastas brilharam e fizeram bonito nas competições

A equipe de ginástica rítmica da Unipar/PMU está fazendo bonito nas competições pelas quais tem passado. Em temporada de quinze dias fora, a equipe retorna à cidade com boas notícias, muitas medalhas e de fôlego novo para a reta final do ano.

Logo de início, a equipe sagrou-se hexacampeã da Taça São Paulo de Ginástica Rítmica que é realizado junto aos Jogos do Estado de São Paulo, em Presidente Prudente (entre 23 a 26/7). Nesta, as atletas Ana Carolina Cornélio, Jeniffer Gaspareto, Ana Carolina Cruz, Lorena Nascimento, Ana Carolina Pessoa, Larissa Ruiz, Letícia Butierrez e Érika Veiga, foram campeãs na categoria de conjuntos três arcos e duas bolas.

Já no individual, a ginasta Aryane Rossa trouxe vários títulos. Ela foi campeã individual geral da competição e campeã nos aparelhos mãos livres, arco, bola e fita. A equipe ainda trouxe o troféu de campeã geral da competição, resultado da somatória dos resultados do conjunto e individual. “Trouxemos todas as medalhas de ouro da competição”, orgulha-se a professora doutora Lígia Gonçalves, que comanda a equipe auxiliada pelas professoras Raíza Ferreira e Mônica Martins.

Em seguida, as ginastas Francianny Amaral e Aryane Rossa viajaram com a professora Lígia Gonçalves para Guarulhos/SP, onde participaram do Circuito Caixa de Ginástica Rítmica (entre 27 a 31/7). “Essa é uma das competições mais importantes da Confederação Brasileira de Ginástica-CBG”, destaca Lígia Gonçalves. “Lá, elas foram novamente avaliadas e confirmaram seus índices técnicos, aos quais podem garantir uma vaga na seleção brasileira de GR para as olimpíadas de 2016, pois as duas ginastas permanecem entre as 20 melhores do Brasil no ranking da CBG”, emenda.

Lígia Gonçalves explica que esse ranking é realizado a cada competição da categoria adulto e as ginastas devem manter-se entre as melhores para a possibilidade de estar nas olimpíadas. “Participaram 70 ginastas de todo o Brasil”.

Já em Curitiba, a equipe conquistou o bicampeonato paranaense pré-infantil. Nesta categoria, 44 ginastas de 11 clubes do Estado competiram (entre 4 a 7/8). As ginastas Jeniffer Gaspareto, Ana Carolina Pessoa, Larissa Ruiz, Letícia Butierrez e Érika Veiga foram campeãs por equipe: “A melhor equipe de ginastas da competição nessa categoria”, ressalta Lígia Gonçalves. Érika Veiga e Ana Carolina Pessoa ainda foram vice-campeã do individual geral e terceira melhor ginasta no individual geral, respectivamente. Jeniffer Gaspareto também ficou entre os 10, conquistando a quinta colocação.

Já no aparelho arco, a ginasta Érika Veiga foi vice-campeã, Ana Carolina Pessoa conquistou o sexto lugar e Jeniffer Gaspareto a nona colocação. No aparelho mãos livres, Larissa Ruiz foi a terceira colocada, seguida de Ana Carolina Pessoa e Érika Veiga na quarta e quinta colocação, respectivamente.

A equipe agora se prepara para competir no Torneio Nacional em Aracaju, em outubro, nos Jogos da Juventude, em outubro, e também nos Jogos Abertos, em novembro. E ainda: as ginastas Aryane Rossa e Francianny Amaral competirão em outros estados, em campeonatos nacionais amistosos para manterem sua performance, até o próximo ano.

Olimpíadas Escolares do Brasil Além das recentes conquistas de suas alunas, Lígia Gonçalves também comemora uma conquista sua. A professora, que é árbitro internacional, foi um dos convocados pelo COB (Comitê Olímpico Brasileiro) para arbitrar as Olimpíadas Escolares do Brasil, que será realizada em João Pessoa/PB (entre 8 a 13/9).

A professora explica que sua convocação veio devido ao desempenho de suas arbitragens realizadas em competições nacionais anteriores e suas avaliações serem totalmente neutras, onde as notas por ela dada às ginastas evidenciam seu desempenho e confirmam seu conhecimento sobre o código de pontuação da modalidade.

“Esses resultados das equipes mais novas, a minha convocação, a participação das ginastas Aryane e Francianny mantendo-se no* ranking*, a equipe técnica que trabalha conosco nas equipes de competição e nos pólos de GR Oficina da Ginástica, o investimento no grupo de monitoras participando de cursos de capacitação técnica e formação de árbitros (somos hoje em Umuarama oito árbitros; até um ano atrás, só havia um), tudo só vem comprovar a seriedade do trabalho que realizamos em Umuarama”, declara a professora.

A equipe de auxiliares e monitores do projeto ‘Oficina de Ginástica’ também já se prepara para o festival de encerramento do ano, evento realizado tradicionalmente no início de dezembro e bastante aguardado pelos que prestigiam a GR em Umuarama.

Redes sociais>