UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Umuarama: Direito convida professor de Madri para Aula Magna

Publicado em: 18/08/2011 às 10:45

Jesus Lima Torrado, da Universidade Complutense, falou sobre ética e direitos humanos

A aula foi ministrada pelo professor e escritor Jesus Lima Torrado
Estudantes e professores da graduação e do mestrado participaram
Estudantes e professores da graduação e do mestrado participaram
Professor Valdecir Pagani

‘Antropologia e Direitos Humanos’. Esse tema prendeu a atenção de professores e estudantes que participaram da Aula Magna do curso de Direito da Universidade Paranaense – Unipar, Campus Umuarama, ministrada pelo renomado professor e escritor Jesus Lima Torrado, da Universidade Complutense de Madri/Espanha.

Estudantes do mestrado em Direito Processual e Cidadania também prestigiaram. Segundo Torrado, o tema busca fazer um comparativo da relação existente entre os modelos éticos de política pública e direitos humanos. “Com isso quero mostrar qual dos modelos está mais de acordo com o sistema dos direitos humanos”.

Em sua fala, o palestrante discorreu sobre os modelos referenciais que devem ser adotados dentro da ética de princípio. “É imprescindível o respeito à dignidade e a liberdade do outro”.

Lucas Pedron, aluno do primeiro ano, diz que a aula foi enriquecedora: “Foi uma oportunidade de nos aproximarmos de um pesquisador da área e adquirir conhecimentos extras, que vão fazer diferença no currículo e, mais adiante, na profissão”. Diz também que o tema é importante e oportuno: “São questionamentos acerca da justiça sobre determinadas medidas de origem governamental, como a questão das cotas sociais nas universidades; temos que nos ater sobre tudo isso”.

Para o coordenador do curso, professor Valdecir Pagani, o contato com nomes de expressão do direito internacional é extremamente relevante para a graduação. “É uma forma de ampliar horizontes com o debate de questões filosóficas de alta indagação e que a todos interessa, pois a discussão dos modelos éticos está relacionada às decisões políticas e judiciais neste novo milênio”.

Redes sociais>