UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Cascavel: Visita à terra indígena marca Dia do Estudante

Publicado em: 17/08/2011 às 17:00

Campanha de arrecadação de materiais escolares beneficiou alunos de aldeia

Equipe da Unipar entrega materiais escolares em terra indígena
Crianças se alegram com a presença dos visitantes
Crianças se alegram com a presença dos visitantes
Comunidade indígena recebe feliz Dia do Estudante
Na sala do Piae, professora Débora e Flávia separam os materiais escolares
Momento conduzido pelo Ministério de Louvor
Pastor Cleber (à frente) preside culto no anfiteatro da Unipar

A Universidade Paranaense – Unipar comemorou a passagem do Dia do Estudante, celebrado em 11 de agosto, com entrega de lápis de cor, cadernos, lápis de grafite, apontador e borracha em terra indígena (Tekoha Añetete), pertencente a Diamante D’Oeste. A comemoração proporcionou a troca de conhecimento, valores e solidariedade.

A diretora do Campus Cascavel, professora Débora Venturin, se alegra pela oportunidade de comemorar com os índios, valorizando o ensino e transmitindo aos acadêmicos a essência da doação: “Ficamos encantados por saber o quanto nosso pequeno ato é significativo para a educação das crianças e dos adolescentes”.

O diretor da Escola Estadual Indígena Kuaa Mbo’E, professor Jairo Bortolini, diz ser gratificante trabalhar com a diversidade, estar em contato com outro jeito de ser. “Para conduzir uma escola indígena é preciso muita dedicação e estudo; primeiro precisamos conhecer o índio, saber como vive, para depois aplicar o conhecimento”.

O professor também destacou que o governo estadual tem políticas públicas voltadas para a educação indígena, sendo os principais objetivos desenvolver a autonomia e favorecer o ensino tradicional da língua Guarani, respeitando sua cultura e crenças. O professor agradece a contribuição dos parceiros e lembra que a Escola não tem como promover eventos para angariar fundos: “Tudo o que recebemos é bem-vindo e vai repercutir na formação deles lá na frente”.

Entre pedagogos e professores da Escola, seis são ex-alunos da Unipar. Formada em Letras, Marisa Stachelski enfatiza que a graduação lhe deu base para exercer o papel de educadora e visão de mundo. Ela ressalta que os índios têm muita disciplina e que o desafio está em ensinar pessoas com cultura diferente, costumes e jeito de pensar: “Dia a dia criamos novos métodos para o acompanhamento da aprendizagem”.

A arrecadação foi organizada pela direção do Campus e Piae (Programa Institucional de Atenção ao Estudante) e envolveu acadêmicos de vários cursos. O professor do curso de História, Maurício Schneider, acompanhou na viagem.

Pela passagem do Dia do Estudante também foi realizado, no Campus, culto ecumênico, com a mensagem ‘Jovem onde está o seu tesouro?’, transmitida pelo pastor Cleber Baptista. O pastor relata que o louvor a Deus favorece o aluno: “Muitos têm vergonha ou dificuldade de adorar, de buscar a espiritualidade, por isso a importância do evento, que está aberto à liberdade de escolha, de participação”. Na pregação foi evidenciado o versículo “Onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração (Lucas 12:34)”.

A homenagem foi organizada pelo Piae e administração do Campus e propôs repensar o papel enquanto estudante, jovem e ser humano. “Esse foi um momento de formação espiritual, como complemento do profissional que todos almejam ser”, afirma a coordenadora do Piae, Flávia Adada.

Redes sociais>