Você está aqui: Notícias > Dia dos Pais: Momentos de alegria marcaram as comemorações
Dia dos Pais: Momentos de alegria marcaram as comemorações
Publicado em: 16/08/2011 às 18:00
Em todos os Campi teve eventos de homenagem aos pais funcionários e pais professores
Conta a história que o Dia dos Pais surgiu em Washington/EUA, da ideia de Sonora, filha que quis homenagear seu pai, após vê-lo criar seis filhos com o falecimento da esposa, durante o parto da sexta criança. A primeira comemoração aconteceu em 19/6/1910, aniversário de seu pai. No Brasil, a primeira celebração foi em 1953. Todos os anos, a Universidade Paranaense – UNIPAR realiza diversas atividades para celebrar essa data tão especial. Em todos os Campi, ela é comemorada com muitas homenagens. Todos os pais também ganham uma lembrança da Reitoria. Este ano foi uma caneca personalizada.
Em Umuarama
No Campus-Sede, a data foi comemorada com um café da tarde realizado no Teatro Neiva Pavan Machado Garcia, na sexta-feira. O evento foi organizado pelo Piae (Programa Institucional de Atenção ao Estudante). Os convidados foram recepcionados pelo diretor do Campus, professor Nilvio Ourives, que homenageou os pais, enaltecendo a importância da família na vida de cada um. No período da noite, um culto também foi realizado com ‘pais alunos’ e professores. A coordenadora do Piae, professora Ana Paula Cruz, acompanhou os trabalhos.
Em Cianorte
Na confraternização, o diretor do Campus Cianorte, professor José Aparecido de Souza, recepcionou os pais ressaltando a importância do dom especial que é ser pai e parabenizando a todos que assumiram essa árdua tarefa com amor, sabedoria, coragem e responsabilidade. Em seguida, os convidados assistiram a dois vídeos com mensagens de reflexão sobre o papel de ser pai e filho ao mesmo tempo. O encontro terminou com o tradicional café colonial. A organização ficou a cargo do Piae (Programa Institucional de Atenção ao Estudante) e Prove (Programa de Valorização da Educação).
Em Guaíra
No Campus Guaíra, a animação da data contagiou a todos. Além de participar de um gostoso café colonial, os pais foram homenageados com músicas do Coro Unipar. A diretora da Unidade, professora Sandra Regina, entregou as lembranças enviadas pela Reitoria. Homenagens também não faltaram aos estudantes que são pais. Ontem, o grupo foi recepcionado com músicas cantadas pelo Coro Unipar. A organização ficou por conta do Piae (Programa Institucional de Atenção ao Estudante) e Prove (Programa de Valorização da Educação).
Em Toledo
Os pais do Campus Toledo foram recepcionados com um delicioso café da tarde na sala dos professores. O diretor da Unidade, professor Leonildo Bagio, recepcionou os convidados enfatizando o papel do pai na estrutura familiar e a responsabilidade que este leva ao ser visto como referência de comportamento e vida em sociedade.
Em Cascavel
No Campus Cascavel, pais funcionários e professores foram homenageados com um jantar organizado pela direção e Piae (Programa Institucional de Atenção ao Estudante). Rodízio de pizza, foto dos filhos, reflexão e troca de experiências marcaram a data. Os homenageados também receberam mimo da reitoria. No encontro, a diretora da Unidade, professora Débora Venturin, falou da diferença que faz um pai ressaltando que um bom pai está emocionalmente presente, é capaz de confortar a criança nos momentos tristes, sabe do dia a dia do filho, conhece os amigos e as brincadeiras preferidas e sabe quando ele está mal na escola. A professora também apresentou pesquisa apontando que crianças que recebem mais carinho têm relacionamentos sociais melhores, e que filhos de pais ausentes têm maior dificuldade em lidar com as frustrações. Segundo a coordenadora do Piae, Flávia Adada, a confraternização é realizada para valorizar o papel que os pais exercem na Unipar e na sociedade: “Ao comemorar a data, estimamos a importância do pai no processo de educação. Quando homenageamos os docentes, ressaltamos o papel de pai que transmite conhecimento e, os funcionários, a função que cada um desempenha para o bom atendimento aos nossos alunos. Já quando homenageamos os discentes, reforçamos a busca pelo conhecimento e vida digna aos filhos”. Durante a semana, também foi realizado evento para pais acadêmicos. A homenagem foi feita pelos cursos de Matemática e Sistemas de Informação e pelo projeto Pibia (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Artística). A companhia de teatro Hierofânico apresentou a peça ‘O Garoto’, seguida de apresentação musical realizada pelo professor Rafael Gil Ferques. Para encerrar as comemorações, o departamento de Relações Trabalhistas ofereceu um café da tarde para professores e colaboradores, ao som de saxofone, violão e teclado.
Em Francisco Beltrão
No Campus Francisco Beltrão, a comemoração reuniu pais de todos os setores, na sala dos professores. O diretor do Campus, professor Claudemir José de Souza, parabenizou a todos pela data festiva. Os ‘heróis’ também receberam lembranças e participaram de sorteio de brindes. O evento foi organizado pelo Piae e direção da Unidade, que prepararam um momento de descontração, com mensagens e um lanche muito especial.
Em Paranavaí
No Campus Paranavaí, a data foi comemorada com um saboroso jantar oferecido aos pais funcionários. Depois os convidados receberam o mimo da Reitoria e apreciaram a apresentação do grupo musical ‘Vivendo na Flauta Doce’. Direção e Piae (Programa Institucional de Atenção ao Estudante) organizaram o evento.