UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Cascavel: Acadêmicos participam de Fórum de Software Livre

Publicado em: 12/08/2011 às 16:31

O evento aconteceu em Porto Alegre e foi o maior encontro da América Latina

Professor Rafael acompanha acadêmicos em Fórum
Estudantes discutem técnicas de software livre

Acadêmicos do curso de Sistemas de Informação da Universidade Paranaense – Unipar puderam agregar conhecimentos durante as férias de julho, ao assistirem ao FISL (Fórum Internacional de Software Livre), realizado em Porto Alegre/RS.

O grupo foi acompanhado pelo professor Rafael Gil Ferques, que destaca ser este o maior encontro de comunidades de software livre da América Latina e um dos maiores do mundo. “Um dos diferenciais do curso é incentivar a participação em debates técnicos e estratégicos sobre o desenvolvimento e o uso do software livre”, destacou.

O professor também frisa que o networking proporcionado pelo evento é o conhecimento de maior valia para os estudantes, que puderam visualizar a aplicabilidade dos conceitos apresentados em sala de aula e as principais tendências do mercado para software livre.

Para o formando Alan Conrad de Vargas, chamou atenção a união que existe entre os membros da comunidade e o incentivo que dão para os iniciantes: “Sempre tive apreço pelo GNU/Linux, mas, após essa viagem, meu gosto por software livre e minha vontade de fazer parte da comunidade aumentou”. O estudante, que vislumbra uma nova opção para atuar, afirma que um evento como o FISL possibilita, além do aprendizado específico, a formação de uma rede de bons contatos profissionais.

Renato Estevam Pereira está no primeiro ano da graduação e diz que, no momento, a programação e o controle de rede ligado à segurança são os fatores que mais o atraem no curso, que escolheu pela experiência na área e necessidade diária de adquirir novas técnicas e conhecimentos: “No mercado de trabalho não há espaço para quem não se atualiza”, alerta o ingressante.

O estudante conta que participou de várias palestras e viu muita coisa a respeito de Firewall, Iptables, regras, controle de rede, Zabbix, criptografia e outros: “Logo que cheguei do Fórum, coloquei em prática boa parte do que aprendi relacionado à segurança, já que trabalho na configuração de servidores de órgãos públicos e notei que há falhas grotescas nos meus firewalls; sem contar algumas ferramentas de controle, como o Zabbix, que apliquei e está sendo de grande utilidade”.

A turma também visitou a Churrascaria Galpão Crioulo, o CTG 35 (Centro de Tradições Gaúchas) e os estádios Beira Rio e Olímpico.

Redes sociais>