UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Professora participa do 1º Congresso Mundial de Comunicação

Publicado em: 12/08/2011 às 15:12

Ana Lucia Ribas apresentou trabalho sobre cinema latino-americano dos anos 60 e 70

A professora Ana Lúcia Ribas

A professora dos cursos de Comunicação Social / Publicidade e Propaganda e de Gestão Comercial e Marketing da Universidade Paranaense – Unipar, Campus Umuarama, Ana Lúcia Ribas participou em São Paulo do 1º Confibercom (Congresso Mundial de Comunicação Ibero-Americana) (entre 31/7 a 4/8).

O evento, realizado pela Socicom (Federação Brasileira de Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação) e pela Confibercom (Confederação Ibero-Americana de Associações Científicas e Acadêmicas da Comunicação), reuniu estudantes de mestrado, doutorado, pós-doutorado e profissionais da área na Universidade de São Paulo (USP).

O objetivo, segundo relata a professora, foi buscar inventariar e disseminar o conhecimento gerado em cada país, região ou comunidade particular, mapear as tendências dos sistemas de comunicação, fomentar a identidade nacional e fortalecer a diversidade regional do pensamento comunicacional no espaço ibero-americano, além de criar mecanismos de cooperação intrarregional.

Ana Ribas apresentou trabalho na sessão temática ‘Audiovisual’, intitulado ‘Novo Cine - Por um Pobre Terceiro Cinema’. “O trabalho trata sobre o cinema latino-americano nas décadas de 60 e 70, sobre a criação da Fundación Del Nuevo Cine Latino Americano e da Escola Internacional de Cine e TV, ambas resultantes do Movimento Del Nuevo Cine Latino-Americano; o tema fez parte da minha dissertação de mestrado em ‘Comunicação e Cultura’”, conta a professora, que na Unipar também é coordenadora de Marketing Cultural da UPTV e da RUP, projetos da Fundação Cândido Garcia.

A docente ainda destaca que o trabalho é desenvolvido desde o ano passado com o objetivo de traçar um panorama da história do novo cine latino-americano. “Apresentei trabalho com a mesma temática no Intercom Sul, realizado em Londrina/PR no mês de maio”, informa. Para ela, “é importante pensar a comunicação não apenas tendo em vista a produção local, mas analisar essa produção em contexto com o global”.

Na realização da pesquisa, a professora foi a Havana, em Cuba, no final do ano passado, onde visitou a Fundación Del Nuevo Cine Latino- Americano: “Lá tive acesso a pesquisa e aos últimos lançamentos sobre o assunto”. Obras de renomados escritores como Glauber Rocha e Carlos Diegues, do Brasil, Alfredo Guevara, de Cuba, Fernando Birri e Octavio Getino, da Argentina, e Martin Barbero, da Espanha, também foram fontes de pesquisa do trabalho.

A professora diz ainda que a temática despertou o interesse da pesquisadora por ser uma fase de nossa cinematografia latino-americana que ficou obscurecida durante muitos anos devido aos regimes militares que se multiplicaram. “O tema é pouco estudado nas pesquisas em comunicação”, observa.

No evento, Ana Ribas ainda participou de fóruns de discussão e mesas temáticas abordando a pesquisa e as políticas em comunicação na América Latina. “A interação com pesquisadores de toda a América Latina, Espanha e Portugal e a publicação do artigo científico em anais de um congresso mundial, também foram, sem dúvida, uma experiência gratificante”, declara.

Redes sociais>