Você está aqui: Notícias > Guaíra: Enfermagem promove 1º Simpósio de Aleitamento Materno
Guaíra: Enfermagem promove 1º Simpósio de Aleitamento Materno
Publicado em: 11/08/2011 às 14:04
Com palestras, evento foi promovido em parceria com a Secretaria de Saúde
O curso de Enfermagem da Universidade Paranaense – Unipar, Campus Guaíra, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, promoveu o 1º Simpósio de Aleitamento Materno (em 2/8). A atividade foi realizada em alusão à Semana Mundial do Aleitamento Materno, comemorada entre 1 a 8/8.
Profissionais da área da saúde, estudantes e representantes de entidades participaram do evento, que teve como slogan ‘Amamentar proporciona saúde para mãe e bebê’ e ofertou palestras informativas. “A OMS (Organização Mundial de Saúde) recomenda que a criança receba amamentação materna até o sexto mês de vida. No Brasil, apenas 45% das mães adotam a prática”, informa a coordenadora do curso, professora Daniele Garcia.
A secretária da Saúde, que acompanhou a atividade, destaca que o Simpósio teve como principal objetivo estimular a amamentação entre a população guairense. “O leite materno é o alimento mais importante para a criança. Mesmo assim, muitas mães deixam de amamentar; precisamos reverter este quadro”, observa.
A nutricionista Kemely Cristina Bens abriu a série de palestras do evento abordando ‘Banco de Leite Humano’. Ela explicou como funciona a coleta e armazenamento do alimento. Já a fisioterapeuta Mariana da Rosa explicou o funcionamento das técnicas utilizadas na fisioterapia obstétrica e o médico Paulo César Torres de Miranda, abordou como o profissional da saúde pode trabalhar na orientação das pacientes para o sucesso do aleitamento materno.
“São muitas as dúvidas que surgem nas mulheres que se tornam mães pela primeira vez e o aleitamento materno é uma delas”, explica Daniele Garcia. A docente ainda informa que as gestantes que passaram pelo Pronto Atendimento da Unipar, no decorrer da semana, puderam também esclarecer dúvidas sobre o tema e acompanhar palestras ministradas pelos estudantes participantes do projeto ‘Saúde da Mulher’, desenvolvido sob orientação da enfermeira Cristiane Mickos.
“O aleitamento materno é também um grande aliado para a saúde da mulher, pois reduz o câncer de mama e de ovário, além de favorecer a perda de peso, após o nascimento do bebê”, destaca a enfermeira Simone Mickos. “O leite protege contra bactérias e vírus. Podemos considerar o alimento como a primeira vacina da criança”, emenda.
Além das palestras, as mamães e futuras mamães ainda receberam uma cartilha sobre as vantagens do aleitamento materno e higienização do coto umbilical e kid de materiais para essa higienização, contendo álcool 70%, gazes e cotonete.