Você está aqui: Notícias > Cascavel: Oficina de leitura e interpretação envolve dez cursos
Cascavel: Oficina de leitura e interpretação envolve dez cursos
Publicado em: 11/08/2011 às 11:36
Aguçar conhecimentos gerais dos alunos foi um dos objetivos da atividade
Os cursos de Ciências Biológicas e História da Universidade Paranaense - Unipar, Campus Cascavel, em parceria com o Centro Acadêmico de História, realizaram na volta às aulas a oficina ‘Compreendendo o texto nas entrelinhas’. O tema chamou a atenção de acadêmicos de Biomedicina, Moda, Psicologia, Direito, Arquitetura, Odontologia, Sistemas de Informação e Matemática, que também foram convidados a participar.
A ministrante, professora Tânia Bueno do Prado, ressalta que, na formação de futuros profissionais, é louvável a iniciativa em discutir a importância da leitura, interpretação e produção textual. “Quanto mais conhecimento de mundo, melhor a interpretação da vida”, enfatizou a professora.
Na atividade, a proposta foi analisar textos verbais e não-verbais, além de como compreender e produzir questões discursivas, tendo como base conhecimentos gerais do aluno. A oficina de leitura e compreensão também ofereceu subsídios para o melhor entendimento das questões da prova do Enade, que acontece em novembro.
Logo de início, a professora propôs uma análise semiótica de charge de Maurício Ricardo, em que FHC defende a descriminalização da maconha, logo, José Serra o lembra de manter a postura de ex-presidente, mas o político se diz transcendental THC (princípio ativo da maconha).
Também fizeram parte da análise algumas capas de revistas, que traziam assuntos como separação, decadência do catolicismo, a mulher e o mercado de trabalho, homossexualismo e qual o tempo de duração da paixão, entre outros.