UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Paranavaí: Professor palestra em conferência de Querência do Norte

Publicado em: 10/08/2011 às 14:05

‘Invisibilidade do SUS’ foi o tema ministrado por Romir Rodrigues, de Farmácia

O professor Romir Rodrigues ministra palestra de abertura
Evento reuniu servidores, munícipes e outras pessoas da comunidade

Partilhar conhecimentos e agregar informação. Foi com este intuito que o professor do curso de Farmácia da Universidade Paranaense – Unipar, Campus Paranavaí, participou da 10ª Conferência Municipal de Saúde de Querência do Norte/PR, realizado pelo Conselho Municipal de Saúde (em 5/7).

O evento, realizado na Associação dos Funcionários da Prefeitura, reuniu profissionais da área, servidores, munícipes e a população do município para discutir e refletir assuntos voltados à área da saúde. O professor participou ministrando a palestra de abertura com o tema ‘Invisibilidade do SUS’ e discorrendo sobre a atuação do SUS (Sistema Único de Saúde) em diferentes áreas da saúde e, que, segundo ele, “não são muito reconhecidas pela sociedade”.

“Muitos dos programas do SUS não são de conhecimento da sociedade; alguns têm reconhecimento internacional, como o de tratamento da AIDS, que faz do Brasil referência mundial no assunto (reconhecido pelo relatório State of the AIDS response de 2010, pela distribuição gratuita de retrovirais); temos que divulgar mais”, diz Romir Rodrigues.

Ele lembra que, além deste, há outros benefícios importantes e funcionando muito bem, como o programa de imunização (reconhecido pela Organização Pan-Americana de Saúde), pesquisa e produção de medicamentos pela Fundação Oswaldo Cruz, vigilância sanitária, financiamento de 95% dos transplantes, farmácia popular e Samu.

Para o professor, participar de atividades como esta é uma experiência enriquecedora: “A Universidade é uma Instituição comprometida não apenas com o ensino, mas também com o bem-estar da comunidade; poder dividir o que sei, meus conhecimentos e experiências, é grafiticante”.

O Prove (Programa de Valorização da Educação) intermediou a participação com agendamento e acompanhamento da palestra.

Redes sociais>