Umuarama: Serviço Social participa da Conferência de Assistência Social
Publicado em: 09/08/2011 às 15:37
Com o tema ‘Consolidar o Sistema Único de Assistência Social’, evento reuniu 270 participantes
O curso de Serviço Social da Universidade Paranaense – Unipar, Campus Umuarama, foi um dos colaboradores da 7ª Conferência Municipal de Assistência Social, promovida pelo CMAS (Conselho Municipal de Assistência Social) e Prefeitura Municipal no Centro Cultural Schubert. (em 29/8).
O evento teve como tema ‘Consolidar o SUAS (Sistema Único de Assistência Social) e Valorizar Seus Trabalhadores’ e reuniu 270 participantes com o objetivo de avaliar e implementar a consolidação do Sistema Único de Assistência Social. “A política de assistência social é instituída enquanto política pública a partir da Constituição Federal de 1988, onde organiza no Brasil o Sistema de Seguridade Social, sistema este composto pelas políticas de previdência social de caráter contributivo; política de saúde de caráter universal e política de assistência social de caráter não contributivo”, lembra a coordenadora do curso, professora Elmides Maria Araldi.
Ela informa, também, que após a Constituição Federal de 1988, surge a LOAS (Lei Orgânica da Assistência Sociais), que regulamenta a política de assistência social; depois a PNAS (Política Nacional de Assistência Social); e, na sequência o SUAS (Sistema Único de Assistência Social) e a NOB/RH (Norma Operacional Básica de Recursos Humanos). Vantagens para a sociedade e perspectivas desse conjunto de legislações que visam implementar a política de assistência social em todo território nacional foram priorizadas no debate.
O curso foi o responsável pelo contato com a palestrante do evento, professora Maria Luiza Amaral Rizotti, ex-secretária nacional de assistência social no Ministério de Desenvolvimento Social. “Essa professora conceituada também ministrou aula na especialização em Gestão Social em Políticas Sociais da Unipar”, comenta Elmides.
Estudantes e professores do curso também colaboraram na organização do evento. Eles ainda assistiram à palestra e participaram das discussões em grupo para o levantamento de propostas relacionadas à política de assistência social em âmbito de município, Estado e União. Cerca de 15 graduandos participaram. O prefeito da cidade, Moacir Silva, abriu o evento.
“Nossos estudantes puderam entender a importância da participação social e do controle social, temas que no Brasil são abordados a partir da Constituição Federal de 1988”, diz a coordenadora, justificando a importância da participação dos universitários.
“A participação significa autoapresentação, ou seja, a participação é direta, onde o próprio indivíduo se manifesta. Já a representação significa tornar presente, algo que está ausente. Representar implica que alguém tem a delegação para falar, atuar em nome de outro ou de um grupo. Já o Controle social é a participação da população na gestão pública, possibilitando aos cidadãos meios e canais de fiscalização e controle das instituições e organizações governamentais, de modo a verificar o bom andamento das decisões tomadas em seu nome”, ratifica.
Para a professora, a participação tem outra vantagem: “A política de assistência social é um dos vários campos de trabalho do assistente social e interagir com profissionais da área é fundamental”.
Representantes governamentais e da sociedade civil, através dos usuários de assistência social, entidades prestadoras de serviço e trabalhadores da área também prestigiaram o evento.