UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Umuarama: Centro de Saúde Escola adere à Semana do Aleitamento Materno

Publicado em: 05/08/2011 às 17:30

Estudantes orientam mães com panfletos e vídeo sobre benefícios da amamentação

Os médicos recomendam a amamentação até os seis meses de idade
Mães com os bebês no Centro de Saúde Escola
Luziney e Nicolas: “Amamento porque sempre tive vontade de amamentar”
Mãe lê folder explicativo enquanto aguarda atendimento
Prefeito Moacir Silva discursa na abertura da Semana
Com o prefeito e integrantes da campanha, os professores Nilvio e Nanci (à direita)

Com várias ações educativas coordenadas pela Secretaria Municipal de Saúde, iniciadas na segunda, 1, Umuarama celebra a Semana Mundial do Aleitamento Materno. Com adesão da Universidade Paranaense – Unipar, a programação segue até domingo, mobilizando profissionais da saúde no intuito de conscientizar as mães sobre a importância do leite materno para a saúde do bebê.

A Semana foi aberta oficialmente no anfiteatro da Prefeitura, com palestra da enfermeira obstetra Sonia Gazin, que falou sobre o assunto, orientações e apresentação de peça teatral do grupo ‘Projeto Circulação’. Autoridades, profissionais da área e mães gestantes participaram. O diretor da Unipar, professor Nilvio Ourives dos Santos, e professores do curso de Enfermagem prestigiaram.

O prefeito Moacir Silva ressaltou o trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, destacando que a importância maior da sua administração é para o bem-estar da comunidade. “Os especialistas nos ensinam que crianças amamentadas desenvolvem um vínculo mais forte com suas mães, sentem-se menos rejeitadas, são mais seguras e até mais inteligentes, por isso nossa preocupação em trabalhar efetivamente este tema”.

Durante toda a semana, palestras, orientações e apresentações teatrais estão sendo realizados nos postos de saúde. Na UBS/CSE (Unidade Básica de Saúde/Centro de Saúde Escola), projeto de extensão do curso de Enfermagem, estudantes orientaram as mães com folder explicativo e um vídeo sobre os benefícios da amamentação.

Luziney de Oliveira é mãe do pequeno Nicolas, de apenas três meses, e, enquanto aguardava a consulta com o pediatra, estava atenta às orientações. “Amamento porque sempre tive vontade de amamentar; sei que é bom para ele e para mim. Vou seguir as orientações do médico e amamentá-lo até os seis meses”, diz. A responsável técnica do projeto, enfermeira Jamie Mouro, explica que o ato de amamentar é muito mais que alimentar a criança. “Hoje o aleitamento materno é reconhecido no mundo inteiro como o fator mais eficaz de proteção à saúde da criança. E aqui no Centro a mãe é orientada sobre essa importância antes mesmo de ganhar o bebê”.

Redes sociais>